Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

pecado

 
PECADO
     Deus nos deu o livro arbítrio, dando total liberdade para fazermos nossas escolhas, mas muitas vezes usamos essa liberdade de modo errado caindo no pecado.
     O pecado é o rompimento com Deus, é tudo aquilo que esta contra a lei de Deus.  O pecado faz tanto mal que Jesus veio para tirar os pecados do mundo “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" “.                                        A conseqüência de nossos pecados é Cristo pregado na cruz.
Leitura Proposta:  Gênesis: 3, 1-23
         Como Eva teve a tentação da maça, também temos muitas tentações, ela sabia que Deus tinha proibido o fruto da arvore e mesmo assim ela o comeu. Por meio de Moises sabemos as leis de Deus e mesmo assim ainda caímos na tentação de desobedecermos.
  Todas as vezes que desobedecemos às leis de Deus estamos pecando. São João Disse: “ Aquele que diz que não peca esta mentindo.
Os Mandamentos da lei de Deus são:

 Os Dez Mandamentos da lei de Deus

 1.      Amar a Deus sobre todas as coisas; O primeiro mandamento fala para o homem acreditar em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo.
2.      Não Tomar seu santo nome em vão; O segundo mandamento prescreve respeitar o nome do senhor, o nome do senhor é santo.
3.      Guardar domingos e festas; No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fieis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam de estar em oração com Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.
4.      Honrar pai e mãe; Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão e obediência. O respeito favorece a harmonia de toda a vida familiar.
5.      Não Matar; Toda vida humana, desde o momento da sua concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi criada por si mesmo a imagem e semelhança do Deus vivo e santo. Só Deus é dono da vida, ninguém em nenhuma circunstancia pode reivindicar para si o direito de destruir um ser humano inocente.
6.      Não pecar contra a castidade; Não devemos tratar o nosso corpo como um corpo qualquer na Terra, mas sim como templo do Espírito Santo de Deus.
7.      Não Furtar;
8.      Não Levantar falso testemunho; A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo, que tem direito a verdade. Mentiras que consideramos leves podem magoar pessoas de um jeito irreversível.
9.      Não desejaras a mulher do próximo; Devemos ser fiel com nossa esposa, e com os nossos irmãos, devemos respeitar a união deles e assim não criar um ambiente de ódio e inveja.
10.  Não cobiçar as coisas alheias; Devemos dar valor às coisas que temos, e não invejarmos as coisas dos outros. E batalharmos por aquilo que realmente precisamos.
Se o pecado é o rompimento precisamos de uma reconciliação, algo que nos aproxime de Deus novamente e nos purifique de nossos pecados. Por isso que Jesus deixou o sacramento da reconciliação, ele sabia que a nossa fraqueza nos levaria ao pecado.
“ Os pecados daqueles que perdoardes serão perdoados. Os pecados daqueles que não perdoardes não serão perdoados “   (Jo 20,22-23)
        Este sacramento não só concede a remissão dos pecados, como também leva a uma verdadeira ressurreição espiritual. Quem se confessa com o desejo de progredir não recebe apenas o perdão de Deus e a graça do Espírito Santo, mas também a luz preciosa para o caminho da perfeição.
              Para uma boa confissão é necessário o arrependimento e o exame de consciência, o exame de consciência é o primeiro passo para a confissão é quando paramos para analisar tudo o que fizemos, vendo se fugimos das leis do pai, o arrependimento é extremamente necessário, pois quando nos confessamos estamos dispostos a nos esforçarmos ao Maximo para não cometermos os mesmos pecados novamente.                   Depois da confissão vem a penitencia que traz a exigência de um esforço pessoal e eclesial de conversão e arrependimento e assim temos o perdão pela absolvição sacramental dos pecados, Deus concede o perdão e a paz.

Nenhum comentário: