Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

terça-feira, 19 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS

CATEQUESE
            UMA EXPERIÊNCIA TÃO ANTIGA QUANTO A IGREJA

               A catequese sempre foi considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para junto do Pai, deu aos apóstolos uma última ordem: Fazerem discípulos de todas as nações e ensinarem-lhes a observar tudo aquilo que ele lhes havia mandado (CT).
O que é catequese?
                 • É o processo permanente de educação e aprofundamento da fé dos que já aderiram a Jesus Cristo e querem ingressar na comunidade.
                  • Catequizar é levar alguém, de certa maneira, a vivenciar o "Mistério de Cristo" em todas as suas dimensões.
A catequese tem por finalidade fazer com que a pessoa se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão e intimidade com Jesus Cristo.
          Estudar a história significa olhar para trás e compreender muitos dos acontecimentos de hoje. Por isso de maneira bem suscinta esboçamos aqui alguns aspectos desta história
1º Fase - Século 1 até Século V
Tempo dos Apóstolos: a maneira mais forte de catequese era a vivência fraterna na comunidade e a celebração da Eucaristia (1 Cor 11, 17?29). Com o decorrer do tempo sentiu?se a necessidade de formular os "Símbolos de Fé" (Ex.: Credo), algumas aclamações litúrgicas (Ef 1,3?14) e algumas outras orações.
           E com isso foi se criando uma catequese mais prolongada e organizada, que tinha o objetivo de levar os convertidos à iniciação na vida cristã. Criou?se então o catecumenato nos seus vários graus. Muitas das obras sobre catequese dos Padres da Igreja surgiram nessa época, quando a catequese e a comunidade caminhavam juntas, pois a vida em comunidade fazia parte do conteúdo da catequese.
2º Fase - Mais ou menos Século V ao XVI
Período da Cristandade: Nessa época a catequese já não consistia numa iniciação à comunidade de fé como na fase anterior, pois a sociedade inteira, em todos os aspectos, era animada pela religião cristã. Isso era tão forte que chegou ao ponto de se estabelecer uma aliança entre o poder civil e eclesiástico. Nessa época a catequese se realizava pela participação na vida social, profissional e artística.
3º Fase - A partir do Século XVI ao XX
               Nessa fase houve uma preocupação maior com a aprendizagem individual esquecendo?se da comunidade como meio de catequese.
São fatores que provocaram essa mudança:
• Preocupação com a clareza e exatidão das formulações doutrinais, por causa das divisões ocorridas.
• Descoberta da imprensa e difusão das escolas dando início aos catecismos escritos.
• Influência do Iluminismo - que acreditava que se a inteligência humana estivesse devidamente instruída seria capaz de encontrar sozinha a solução para todos os problemas humanos.
4º Fase - Século XX
Fase em que se começou a redescobrir a catequese como processo permanente de educação da fé, redescobrindo?se que a comunidade é o lugar ideal para a iniciação cristã.
Os elementos que provocaram essa descoberta foram:
• Movimentos bíblicos, patrísticos, litúrgicos e querigmáticos, que contribuíram para revalorização da Bíblia, da liturgia e do anúncio de Jesus Cristo.
• As descobertas da psicologia, pedagogia e outras ciências humanas.
• Mais recentemente a renovação inspirada no Concílio Vaticano 11 (1962-1965), depois os Sínodos sobre Evangelização (1974) e Sobre a Catequese (1977). Os frutos desses Sínodos são as exortações apostólicas Evangelii Nuntiandí - Paulo Vi (Sobre a Evangelização no Mundo de Hoje - 1971) e Catechesi Tradendae - João Paulo 11 (Catequese Hoje - 1974).
• As transformações do mundo com o progresso, urbanização, explosão dernográfica, secularização.

Nenhum comentário: