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“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

sábado, 4 de dezembro de 2010

SER CRISMANDO É...

REALIDADE DA CATEQUESE CRISMAL


A CNBB, através da dimensão Bíblico-catequética e da pastoral da juventude, realizou uma pesquisa sobre a catequese da crisma, em nível nacional. O objetivo foi sentir um pouco a realidade dessa catequese e como ela mexe com a vida dos jovens

AS CONCLUSÕES FORAM AS SEGUINTES:

a.Motivos que levam os jovens a proucurar o sacramento da Crisma:
  • Seguir a tradição religiosa, social ou familiar. A influência dos pais ainda é forte, seja como incentivo, seja como imposição. É também pela falta de incentivo da família que muitos jovens desanimam e deixem de ser crismados.
  • Garantir um "documento" ou certificado, para "facilitar" o cassamento na igreja.
  • Integrar-se na cominidade e assumir um compromisso.
  • Aprofundar o conhecimento religioso e a vivência da fé
  • Proucurar uma experiência grupal.
OBS: Pelas respostas, notamos que falta conhecimento sobre o significado do sacramento da crisma.

b.Tempo de preparação:
  • Prevalece a duração de seis meses a um ano. Há, porém, esperiêcias significativas de até dois anos de preparação.
  • em alguns lugares, o curto prazo (menos de três meses) reveloa descuido e superfialidade na preparação.
c.Formas de preparação:
  • As mais comuns são encontros, cursos, palestras.
  • Verifica-se ausência de uma criatividade maior.( no blog você encontrará várias dinâmicas)
  • Nem sempre a catequese crismal está inserida no plano de pastoral da cominidade.
d.Principais motivos de desistência:
  • Desinteresse da família e dos própios jovens.
  • Catequese monótona, desinteressante, desligada da vida.
  • Outros compromissos. Como estudo, trabalho, lazer.
  • Horários inadequados.
  • Medo do compromisso.
e.Engajamento na comunidade:
  • Poucos afirmam que há engajamento na comunidade durante a preparação. Poucos, tabém, continuam engajados depois da Crisma.
Essa é uma cosequência da falta de um planejamento da comunidade, que incentive e acompanhe os jovens nesse engajamento. Os jovens, na comunidade, não encontram espaço nem estímulo.

f.Formação dos catequistas da catequese da Crisma:
  • Embora 70% dos candidatos á Crisma cheguem ao fim da preparação, muitas são as queixas, qunto a metodologia.
  • Falta preparo aos catequista de Crisma. Com raras exceções, não têm formação especializada. Normalmente são "sobrantes" da catequese infantil, participantes de algum movimento ou excrismandos.
  • Tal flta de preparação é uma das principais causas da desistência ou da pouca vibração dos crismandos.
g.Pastoral de conjunto:
  • Quase ñ se faz um planejamento em conjunto com as diversas pastorais:catequese, litúgia, juventude, vocacional...
h.Padrinhos e Madrinhas:
  • Buscam cristãos comprometidos, amigos ou companheiros que deram seu apoio durante a preparação
  • Pode-se escolher o próprio catequista.
  • Uma pessoa pode ser padrinho ou madrinha de 1 ou mais crismandos na mesma Missa (há locais que aconcelham-se a não aderir esses 2 metódos acima por motivos organização)
RESUMINDO, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA CATEQUESE CRISMAL SÃO:
  • Falta de preparo dos catequistas da crisma;
  • Desinteresse dos pais;
  • Desinteresse dos jovens
  • Falta de metodologia;
  • Falta de estímulo e de planejamento da comunidade;
  • Os contravalores da sociedade.

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