Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

domingo, 4 de dezembro de 2011

catequese

SUGESTÃO PARA O 1º ENCONTRO-QUEM SOU EU?

Hoje é o nosso primeiro encontro, dia de nos conhecermos.
Cada um de nós tem sua própria história: como nasceu, como vive, onde estuda, do que gosta, o que quer ser, por que está aqui...
Cada um de nós tem um jeito só seu: de falar, de sorrir, de amar, de fazer tantas coisas...
Um jeito só seu e de mais ninguém.
Certamente você já se perguntou: por que existo?
Por que eu sou assim? Exatamente assim?
E como existo? O que tornou possível a minha existência?
Lógico que eu nasci de um pai e de uma mãe, e eles também nasceram de um pai e de uma mãe; e meus avós também tiveram pais e assim por diante...
Todo mundo tem pai e mãe ainda que não os conheça. Mas como começou tudo isso?
Alguém existia antes de tudo, alguém que não teve começo, que não foi criado, que sempre existiu e sempre existirá, alguém eterno, poderosíssimo, inteligentíssimo, perfeitíssimo e que criou todas as coisas: DEUS!
Deus criou tudo por amor. Ele quis que nós existíssemos!
Nos criou, de modo especial, à sua imagem e semelhança.
Por isso cada um de nós pode dizer:
- sou único no mundo;
- existo por vontade de Deus;
- sou exatamente quem Deus quis que eu fosse.
Por isso, Deus me conhece mais que todo mundo, muito, muito mais...
Conhece o meu nome, a minha vida, os meus sentimentos, pensamentos, alegrias, tristezas, minha força e fraqueza...
E por me conhecer tanto, Deus me ama mais do que qualquer pessoa.
Posso ter certeza:
Eu existo para conhecer esse Deus único que me conhece todo e me ama tanto, para que conhecendo-O eu possa amá-Lo de todo o meu coração!
A Bíblia nos diz:
"Nada temas porque Eu te resgato. Eu te chamo pelo nome, és meu.
Pois, Eu sou o Senhor Teu Deus. És precioso a meus olhos,
Eu te aprecio e te amo. Estejas tranquilo, pois estou contigo."
(Is 43, 1, 3-4)
Tempo de Meditar:
Catequista: Agradeçamos a Deus por estarmos aqui. Ele nos chamou e nós aceitamos o seu convite.
Todos: Senhor, eu estou aqui para Te conhecer e Te amar.
Catequista: Deus quer estar sempre conosco, por isso devemos descobrir sua presença em nossas vidas.
Leitor 1: "Assim como a seiva da planta,
Leitor 2: ... como o fermento na massa,
Leitor 3: ... como a vida que surge"
Todos: Queremos Te encontrar, Te amar e revelar a todos a Tua presença no meio de nós.
Catequista: Cada um de nós tem um nome que revela o seu jeito de ser. Vamos montar com cada pétala, uma flor bem bonita!
(imprima a flor abaixo duas vezes, recorte as pétalas de uma delas e entregue aos catequizandos para escreverem cada qual seus nomes, depois cole as pétalas na flor e coloque no mural)
 
Atividades:
1) Complete a pesquisa abaixo. Em seguida, compare com as de um colega. Depois apresente seu colega ao grupo:
- Nome:
- Idade:
- Time:
- Esporte:
- Lazer:
- Comida preferida:
- O que é amizade?
- O que penso do futuro?
- Minha família é assim:
- O que penso da vida?
- Sonhos para o futuro:
- Deus é...
2) Pesquise no Antigo Testamento algumas passagens que nos revelam como Deus nos chama pelo nome:
Gn 15, 1; 17,5; 32, 28-29
Ex 3, 4
1Sm 3, 4
Is 43, 1
3) Forme 2 grupos para discutir as seguintes afirmações:
Grupo a) O que eu sou é um presente de Deus para mim, o que eu me tornarei será meu presente para Deus.
Grupo b) Conhecer a Deus é a tarefa mais gratificante desta vida.
Ao final, cada grupo dirá com suas palavras o que discutiram.

Nenhum comentário: