Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ORAÇÕES


Os sete dons do Espírito Santo:

Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus

Os Frutos do Espírito Santo:

Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Longanimidade, Bondade, Benignidade, Mansidão, Fidelidade, Modéstia, Continência, Castidade
ORAÇÕES  COTIDIANAS

Santíssima Trindade
1. Sinal da Cruz : Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo .Amém

2. Glória ao Pai: Glória ao Pai ao Filho ao Espírito Santo. Como era no princípo agora e sempre. Amém.

3. Ato de Contrição: Meu Jesus, meu bom Juesus, que por mim morreste na cruz, perdoa os meus pecados. Já não quero mais pecar. Amém.

4-Pai Nosso...

5- Ave Maria...

6- Creio: Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Poncio Pílatos Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos Creio no Espírioto Santo, na Santa Igreja Católica na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna. Amém.

7 - Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia Vida, doçura e esperança nossa, Salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste Vale de Lágrimas. Eia, pois, advogada nossa Esses Vossos olhos misericordiosos A nós volvei! E depois desse desterro, Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

8- Consagração a Maria Santissíma: Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como filho(a) e propriedade vossa. Amém.

9- Ao Anjo da Guarda: Santo Anjo do Senhor, meu zelozo guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina para sempre. Amém




10- O anjo do Senhor: V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria. R. E ela caoncebeu o Espírito Santo. Ave, Maria,... V. Eis aqui a serva do Senhor. R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave, Maria,... V. E o Verbo se fez carne. R. E habitou entr nós. Ave, Maria,... V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos, Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que conhecemos pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte na Cruz, chegue-mos à glória da ressureição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.


ESPÍRITO SANTO


Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos corretamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
ORAÇÃO DA PAZ




Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas fé que anima vossa Igreja; daí – lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém







ORAÇÃO DA MANHÃ

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir – te a paz, a sabedoria, a força...

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser pacientes, compreensivos, mansos e prudentes; ver, além das aparências, teus filhos, como te os vês, e assim não ver senão o bem de cada um deles.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda a minha língua de toda maldade.

Que só a benção se encha o meu espírito.Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam a tua presença.

Reveste – me de tua luz, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém.



ORAÇÃO DA NOITE

É noite!

Termina mais um dia e outro começa.

Há silêncio e mistério.

Senhor, com a noite chega para nós o cansaço, a consciência de nossas dificuldades, de nossos erros e carência.

A noite faz realçar os ângulos de nossos limites, o peso de nossa solidão, a amargura de nossas decepções e a profundidade de nossa dor.

Mas, com nossa fé que persiste, sabemos, Senhor, que não paramos na noite.

Caminhamos na escuridão com a certeza de acordar para luz. Enquanto enfrentamos a noite, rezamos com o salmista: “Ainda que eu passe por um vale escuro, nada temerei, Senhor, porque estás junto a mim” (Sl 23).

Enquanto enfrentamos a noite, partilhamos sua luz com os que sofrem.

E, com as luzes que vamos acendendo no coração dos irmãos, iluminamos o nosso próprio caminho.

MANDAMENTOS DA IGREJA

Os cinco mandamentos da Igreja:

1º Ouvir missa inteira nos domingos e festas de guarda

2º Confessar-se ao menos uma vez cada ano

3º Comungar ao menos uma vez pela Páscoa da ressurreição

4º Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Igreja

5º Pagar o dízimo, segundo o costume


A Importância da oração


A oração é a respiração da alma, a íntima ligação com o seu Criador e Salvador...

A oração liga-nos de facto Àquele que é a nossa Fonte

À semelhança da planta que precisa de água e de adubo para poder crescer e desenvolver-se, a vida divina derramada na nossa alma no momento do baptismo não pode crescer e desenvolver-se até atingir a sua maturidade própria e única (quer dizer "a plenitude da idade de Cristo" que corresponde a cada um de nós), sem o pão dos sacramentos e... a água da oração ! Assim, qualquer que seja o nosso estado de vida (laicos ou consagrados) e as nossas ocupações pessoais, profissionais ou públicas, a atitude interior do recolhimento perante Deus é a primeira atitude orante, aquela que de facto nos liga Àquele que é a nossa Fonte, a Fonte de toda a vida.

Quanto às diversas formas de oração, elas variam com a própria variedade das nossas almas no seu diálogo íntimo com o Senhor. Não obstante, a oração pessoal não substitui nem suprime a oração dos diferentes ofícios litúrgicos (oração oficial da Igreja), nem as importantes orações tradicionais da Igreja (entre outras a oração que o próprio Jesus nos ensinou, o « Pai Nosso » ou a saudação angélica a Maria, a « Ave Maria », orações fundamentais do cristão) nem tão pouco a oração de grupo (de intercessão por exemplo).

« Pedi e recebereis »

Por outro lado alguns pensam - muito injustamente - que se a oração de louvor é positiva, a oração de intercessão o seria menos pois não se pode mudar o Coração de Deus que conhece as nossas necesidades melhor que nós... Na verdade, não mudamos o Coração de Deus quando oramos, mas... ao contrário, é Deus que muda o nosso e o daqueles pelos quais oramos... É precisamente por isso que Cristo insiste tanto no Evangelho :

« Pedi e recebereis »;
« Batei, e hão-de abrir-vos »;
« Procurai e encontrareis »
(Mt 7,7)


Pois se a oração não muda o Coração de Deus, sem a nossa oração a porta da nossa alma permanece fechada e o poder de Deus não pode entrar nela por arrombamento.

MANDAMENTOS

OS DEZ MANDAMENTOS

São as leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma O estamos obedecendo.

OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça.

OS DEZ MANDAMENTOS descrevem as exigências do amor de Deus e do próximo: Os três primeiros se referem aos deveres do homem para com Deus, e pode ser resumido em "Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o entendimento" (Mt 22,37). Os outros sete mandamentos se referem ao amor ao próximo. E foi resumido assim: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12,31).

Entendendo os Dez Mandamentos

Os Dez Mandamentos não visam somente o melhoramento do comportamento individual, mas querem atingir a situação do povo, para ser um povo livre e fraterno. Os Dez Mandamentos são a Constituição do Povo de Deus, em vista de uma sociedade justa e igualitária.

Cada mandamento quer combater uma das causas que fazia o povo sofrer na opressão do Egito, e quer mostrar o que o povo deve fazer para manter-se verdadeiramente livre. Para entender todo o sentido dos Dez Mandamentos é fundamental ver como Jesus observou e explicou a Lei. Jesus não veio tirar ou modificar os mandamentos, mas dar-lhe sentido pleno. Prometeu também: " Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no Reino do Céu" (Mt 5, 17-20).

Vamos falar de cada um dos DEZ MANDAMENTOS ensinados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Existem divergências entre as diversas religiões, pois algumas delas não aceitam Cristo como O SALVADOR e ainda se mantém esperando pelo Messias que ainda virá, outras porém se baseiam nos textos e palavras exatamente como estão nas Escrituras, sem qualquer interpretação ou atualização e não entendendo os ajustes que o próprio Jesus Cristo efetuou, mas nós católicos devemos seguir e catequizar a todos ensinando as leis gravadas por Deus nas tábuas de pedra que entregou a Moisés no Monte Sinai. Estas são as leis de Deus que devem ser seguidas e ensinadas pelos Cristãos Católicos. Eis os mandamentos de Deus:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)

"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forcas" (Dt 6,5).

O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar nele e a amá-lo acima de tudo.

"Adorarás o Senhor teu Deus" (MT 4,10). Adorar a Deus, orar-lhe, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promessas e os votos que foram feitos a ele são os atos da virtude de religião que relevam da obediência ao primeiro mandamento. O dever de prestar um culto autêntico a Deus incumbe ao homem, tanto individualmente como em sociedade.

O homem deve poder professar livremente a religião, tanto em particular como em público. A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela se mostra particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia.

A ação de tentar a Deus, em palavras ou em atos, o sacrilégio, a simonia são pecados de irreligião proibidos pelo primeiro mandamento. Enquanto rejeita ou recusa a existência de Deus, o ateísmo é um pecado contra o primeiro mandamento.

Este mandamento se encontra na Bíblia assim: "Não terás outros deuses além de mim! Não farás para ti imagem, com semelhança alguma... não te inclinarás diante desses deuses e não os servirás..." (Ex 20,3-6). No Egito, na "casa da escravidão", a religião dos deuses era usada para reforçar o sistema e o poder do faraó. Ele fazia grandes estátuas e templos para impressionar o povo e mandava que o povo dobrasse os joelhos diante dele próprio, como se fosse um deus.

Este mandamento, portanto, quer combater essa situação, convidando o homem a crer em Deus, a esperar Nele e a amá-lo acima de tudo.

O culto às imagens sagradas está fundamentado no mistério da encarnação do Verbo de Deus. Além disso, o uso de imagens de santos se iguala ao uso dado às fotografias de nossos entes queridos. Não contraria o primeiro mandamento.

2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)

"Senhor nosso Deus. quão poderoso é teu nome em toda a terra"( Sl 8.11).

O segundo mandamento prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é santo.

O segundo mandamento proíbe todo uso impróprio do Nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa.

O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. 0 perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, sempre fiel a suas promessas.

"Não jurar nem pelo Criador, nem pela criatura, se não for com verdade, necessidade e reverência".

No Batismo o cristão recebe seu nome na Igreja. Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e garante a sua oração. O cristão começa suas orações e suas ações pelo sina-da-cruz "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém" Deus chama cada um por seu nome.

Este mandamento prescreve respeitar o nome do Senhor. O nome do Senhor é SANTO. Com isto, é proibido o uso impróprio do Nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa.

O juramento falso invoca Deus como testemunha de uma mentira. O perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, sempre fiel a suas promessas.

3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)

"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo"( Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto cm honra do Senhor" (Ex 31,15).

O sábado, que representava o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da Ressurreição de Cristo no oitavo dia, que é corretamente chamado dia do Senhor, ou domingo.

No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.

A instituição do domingo contribui para que todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. Todo cristão deve evitar de impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o dia do Senhor.

"O domingo... deve ser guardado em toda a igreja como o dia de festa por excelência ". No domingo e em outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa e das celebrações litúrgicas.

4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)

"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5.I6; Mc 7,8).

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isso é justo. Este é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6,1-3).

De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade. A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.

Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.

Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Têm o dever de prover em toda a medida do possível as necessidades físicas e espirituais de seus filhos. Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos, ensinando que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus.

"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar."


Lembrem-se e ensinem que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus. A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade.

É dever dos cidadãos trabalhar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade. O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis quando contrárias as exigências da ordem moral. "E preciso obedecer antes a Deus do que aos homens "(At 5,29)

Toda a sociedade baseia os seus juízos e a sua conduta numa visão do homem e do seu destino. Sem as luzes do Evangelho a respeito de Deus e do homem, as sociedades facilmente se tornam totalitárias.

5°) NÃO MATAR (Ex 20,13)

"Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" ( Jó 12,10). Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi criada por si mesma à imagem e á semelhança do Deus vivo e santo.

A vida humana é sagrada porque desde a sua origem ela encerra a ação criadora de Deus, e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo ao fim; ninguém em nenhuma circunstância pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente.

O assassinato de um ser humano é gravemente contrário à dignidade da pessoa e à santidade do Criador. A proibição de matar não ab-roga o direito de tirar a um opressor injusto a possibilidade de prejudicar. A legítima defesa é um dever grave para quem é responsável pela vida alheia ou pelo bem comum.

Desde a concepção a criança tem o direito á vida. O aborto direto, isto é, o que se quer como um fim ou como um meio, é uma "prática infame" gravemente contrária à lei moral. A Igreja sanciona com pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, o embrião deve ser defendido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano.

A eutanásia voluntária, sejam quais forem as formas e os motivos, constitui um assassinato. É gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador.

O suicídio é gravemente contrário à justiça, à esperança e à caridade. E proibido pelo quinto mandamento. O escândalo constitui uma falta grave quando por ação ou por omissão leva deliberadamente o outro a pecar.

Por causa dos males e injustiças que toda guerra acarreta, devemos fazer tudo o que for razoavelmente possível para evitá-la.

A igreja ora: "Da fome, da peste e da guerra livrai-nos, Senhor". A Igreja e a razão humana declaram a validade permanente da lei moral durante os conflitos armados. As práticas deliberadamente contrárias ao direito dos povos e a seus princípios universais constituem crimes.

"A corrida armamentista é a praga mais grave da humanidade, que lesa intoleravelmente os pobres".

"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).



6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)


"O amor é a vocação fundamental e originária do ser humano".

Ao criar o ser humano homem e mulher, Deus dá a dignidade pessoal de uma maneira igual a um e outro. Cada um, homem e mulher, deve chegar a reconhecer e aceitar sua identidade sexual.

Cristo é o modelo da castidade. Todo batizado é chamado a levar uma vida casta, cada um segundo seu estado de vida próprio. A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal.

Entre os pecados gravemente contrários a castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais.

A aliança que os esposos contraíram livremente implica um amor fiel. Impõe-lhes a obrigação de guardar seu casamento indissolúvel. A fecundidade é um bem, um dom, um fim do casamento. Dando a vida, os esposos participam da paternidade de Deus.

A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso a meios moralmente inadmissíveis (por exemplo: a esterilização direta ou a contracepção).

O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livre são ofensas graves à dignidade do casamento.

7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15)

"Não roubarás"(Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"(1Cor 6,10).

O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade da administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens. Os bens da criação são destinados a todo o gênero humano. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens.

O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário. Toda a forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado.

A lei moral proíbe os atos que, visando a fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias.

O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito às obrigações moraislusive para com as gerações futuras.

Os animais são confiados à administração do homem que lhes deve benevolência. Podem servir para justa satisfação das necessidades do homem.

A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social, quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, no fim último.

O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com a ajuda da caridade.

O valor primordial do trabalho despende do próprio homem, que é seu autor e destinatário. Através de seu trabalho, o homem participa da obra da criação. Unido a Cristo, o trabalho pode ser redentor. O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto ao chamamento de Deus.

A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna e é também uma prática de justiça que agrada a Deus. Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábola? Como não ouvir Jesus que diz: "Foi a mim que o deixastes de fazer" (Mt 5,45)

8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16)

"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"( Ex 20,16).

Os discípulos de Cristo "revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade" (Ef 4, 24).

A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostra-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, da simulação e da hipocrisia. O cristão não deve "se envergonhar de dar testemunho de Nosso Senhor" (2Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé.

Este mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa proibição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha de seu Deus, que é e quer a verdade.

O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia. A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo, que tem direito à verdade.

Toda falta cometida contra a verdade exige reparação. A regra de ouro ajuda a discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede.

"O sigilo sacramental é inviolável". Os segredos profissionais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas. A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. E conveniente que se imponham moderação e disciplina no uso dos meios de comunicação social.

As artes, mas sobretudo a arte sacra, têm em vista, "por natureza, exprimir de alguma forma nas obras humanas a beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e sua glória na medida em que não tiverem outro propósito senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações humanos de Deus".

9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)

"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" ( Mt 5,28).

O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal. A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do coração e a prática da temperança.

A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus. A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar.

A pureza do coração exige o pudor que é paciência, modéstia e discrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.

10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)

"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração"( Mt 6,21).

O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.

A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar é um vício capital. O batizado combate a inveja pela benevolência, a humildade e abandono nas mãos da Providencia divina.

Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem seus desejos.

O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração ".

Eis o verdadeiro desejo do homem: "Quero ver a Deus". A sede de Deus é saciada pela água da Vida Eterna.

ESTUDE E PRATIQUE OS DEZ MANDAMENTOS! SEJA UM CRISTÃO FELIZ!

DINÂMICAS


DINÂMICAS
1.. Peça Bíblica.Cada equipe deverá forma uma peça bíblica, a melhor peça, ganha.

2.. Qual é o Hino?Essa competição deverá ser feita estilo Qual é a música?

3.. Caça ao tesouro.É colocado várias pistas, até chegar ao tesouro tanto desejado, ganha pontos as equipes
que forem chegando de acordo com a colocação.

4.. Melhor cena de filme.Cada equipe deverá fazer uma cena de qualquer filme inesquecível.

Com 2 equipes.

5.. Corrida Bíblica.São colocados dois participantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na bíblia, e
ao mesmo tempo em que acerta, pular para a cadeira da frente. Ganha quem chegar primeiro.

6.. Quebra Cabeça.É distribuído um quebra cabeça para cada equipe, e quem formar primeiro ganha.

7.. Passa ou repassa Bíblico.É feito um desafio aos participantes de cada equipe, e se não souberem a resposta,
passa para frente, caso a outra equipe não descubra, eles terão que responder ou pagar com tarefa.

8.. Música Quase no Lar.Cada equipe deve criar uma música com o tema do acampamento.


9.. Poema ou poesia.Cada equipe deverá fazer um poema ou uma poesia sobre o tema do retiro.
Outras.
01 - CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Escolher duas pessoas que não a conheçam. Distribuem-se obstáculos de várias espécies, livros, vasos, jarras,
garrafas, almofadas pea "pista".
Os participantes devem ser exercitados (não correr) ao longo da pista, tratando de desviar os obstáculos.
Depois seus olhos são vendados, e um por vez percorre o mesmo caminho.
Enquanto alguns procuram animá-los, aconselhando-os a como pisar, outros vão tirando do caminho todos os obstáculos. Como eles ignoram, darão alguns passos estranhos. No final acrescente uma bacia com água, ou
algum outro objeto para assustá-los
02 - PESCARIA DE CEGO
Estica-se na sala ou no pátio um barbante. No barbante penduram-se bombons ou alguma fruta, à altura da boca
das pessoas que participam da brincadeira.
Escolhem-se dois os três participantes que são conduzidos diante dos bombons ou das frutas, para tomar
conhecimento
da situação.
A seguir, seus olhos são vendados e, com os braços cruzados nas costas, deverão procurar apanhar com a boca os
bombons ou as frutas.
03 - CAIXA DE FÓSFORO
Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo.
Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar
um palito de fósforo e acendê-lo.
O primeiro que conseguir será o vencedor.
04 - PALAVRAS NO GRITO
O nome já indica que esta é bem movimentada. Dois times recebem as mesmas letras, uma letra em cada folha ,
bem grande. Podem ser riscadas com pincel atômico, uma cor para cada time. Cada pessoa fica com uma letra, mas nem todos precisam de letras, pois é bem divertido também apreciar. Aproveite uma palavra da ocasião, como ANIVERSÁRIO, por exemplo. Primeiro o líder grita palavras curtas. Cada equipe escolhe um capitão para pôr sua palavra em ordem. Cada lado procura ser o primeiro a formar a palavra corretamente, cada um segurando sua
letra na altura do peito. Em
ANIVERSÁRIO há: VERSO, AVIÁRIO, NARRA, RAIVA, ARES, SEARA, VARRE, ANOS, VIRÁ, INVERNO, VEIAS, SINO
RISO, RAIOS, etc. No final, você chama a palavra que leva todas as letras.
Há palavras que têm mais possibilidade que outras, ou pode usar mais de uma palavra: AÇÃO DE GRAÇAS.
Alguém pode servir de marcador de tempo, olhando quantos segundos cada time leva; ou pode-se apenas dar
um ponto ao que terminou primeiro cada vez
05 - DESAFIO AOS TAGARELAS
Você dá o assunto: sua opinião dos filhos, do marido, da cidade, de se fazer um piquenique, de pintar a igreja de
amarelo, de ir à igreja às 7 horas da manhã, etc. A pessoa escolhida para falar deve começar dizendo todas as coisas
boas, as vantagens, por que gosta, etc.
Então o líder toca uma campainha e sem interromper a sentença, a mesma pessoa passa a falar tudo de mal que se
pode dizer do mesmo assunto. Às vezes toca no meio da sentença. Dá as desvantagens, porque não gosta, etc.
A campainha toca novamente e a sentença começada tem que mudar para um elogio, ao invés de dizer tudo de
negativo para o positivo, ao novo toque vice-versa. Depois outra pessoa, experimenta falar. Dá certo e é super
divertido ouvir.
Pode haver uma banca para resolver qual o candidato será vencedor.
Talvez seja possível usar este método para apresentar um assunto mais sério que precisa ser ventilado. Da
brincadeira inicial, que apresentaria as vantagens e desvantagens, poderia passar-se à consideração desapaixonada e à votação
06 - FALSO OU VERDADEIRO
Procedimento
Entregue a cada pessoa uma folha de papel e uma caneta. Faça algumas perguntas de caráter pessoal que devem ser respondidas corretamente pelos integrantes do grupo. Cada participante deve escolher uma das questões e dar
resposta falsa, porém de maneira muito convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e
que é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quanto
a pessoa é de fato conhecida pelas demais.
Possíveis perguntas:
* pessoa famosa com quem gostaria de conversar
* maior susto que já levou na vida
* esporte a que mais gosta de assistir na televisão
* livro que mais apreciou nos últimos 6 meses
* uma "aprontação" da infância
* país ou cidade que mais deseja conhecer
* tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho
Aplicação com o grupo
Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entro o falso e o verdadeiro - S. Mt.7:15,16
07 - PONTARIA EM GRUPO
Um grupo de cinco pessoas forma um círculo e cada um tem a ponta de uma corda fina amarrada na cintura e
a outra ponta amarrada em um lápis (ou caneta). No centro do cícrulo coloca-se, no chão, uma garrafa de boca
grossa o suficiente para passar um lápis. Os participantes estarão com as mãos colocadas para trás e não poderão
falar nenhuma palavra.
Apenas com os movimentos do corpo poderão tentar colocar a caneta na garrafa. Ganha o grupo que conseguir em menor tempo.
08 - DOMINÓ BÍBLICO 1
1- O primeiro participante diz um nome da bíblia (pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior.
Por exemplo : 1) Moisés - 2 ) Samuel - 3 ) Lameque - 4 ) Esaú - 5 ) Urias, etc.
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este
nome é citado ou ter um tempo ( 30 segundos ? , 1 minuto ? ) para acha-lo em sua bíblia. Caso não o encontre,
está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome ( p/ evitar alegações de que o achou enquanto
procurava o nome discutido ).
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira: Félix (não existem nomes na bíblia começados com x ).
5 - À medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedido a eles, vão sendo eliminados.
O último a dizer um nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da seqüência.
Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1 deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não se
lembre de nenhum nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado
com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate.
6 - À medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mante-los no verdadeiro objetivo do jogo
que é estimulo ao estudo da Bíblia, pode-se dificultar o uso deste recurso através da obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o que no caso das genealogias força-los-á a decorarem no mínimo o
nome do pai do sujeito em questão (por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25 ).
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada
participante vá fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro.
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos (2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome,
em vez de individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. (problema : devido a
necessitar de mais tempo para as confabulações, desta forma é mais demorado).
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum
prêmio de consolação aos demais participantes.
09 - DOMINÓ BÍBLICO 2

Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A
idéia nos ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis,
notadamente a letra "O". Para dribla - lº procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas
de nomes, conforme se segue :
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras ( em ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes.
2 - Convencionando-se a ordem alfabética ( por ex. ), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A.
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra.( Assim existe um pequeno componente de sorte ).
4 - A seguir repete - se o procedimento com a letra seguinte convencionada ( no caso "B" ).
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando-se a seqüência nas próximas
reuniões.(Isto também estimula os desbravadores a não faltarem ).
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que
atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles.
10 - FORCA BÍBLICA
O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação do conhecido jogo da forca com o uso de nomes bíblicos. Para
evitar dissensões vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar :
1 - Para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido um nome por cada grupo que participa (entre 2 a 5 pessoas),
sendo fornecidas uma dica a respeito do nome, e todas as ocorrências de uma determinada letra. Por
exemplo : _ _ _ _ A _ A _ , e a seguinte dica : REI, e a partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai
propondo letras. Torna-se mais interessante se dois ou três grupos tentam adivinhar simultaneamente, propondo
nomes entre si :
1º X 2º, 2º X 3º, 3º X 1º.
2 - Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira. Um
exemplo claro de desequilíbrio seria para concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerida pelo outro grupo o seguinte:
_ _ _ I , MELHOR REI DE ISRAEL, ( palavra com menos letras, dica muito explícita - muito fácil ). Naturalmente
há casos em que a palavra é difícil, como por exemplo : _ _ _ _ I _ , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. Para
casos assim
difíceis, deve - se dar uma segunda dica faltando dois traços para o enforcamento total, e a segunda dica seria : UM
DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não ajudou muito, né? (ou seja, querendo complicar é possível ).
3 - Prosseguindo o jogo, a cada letra errada sugerida faz - se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários
níveis de detalhamento, desde os mais simples (5 itens - cabeça corpo e membros, como ao lado, faltando uma
perna), ou de complexidade até "n" itens desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc.
4 - Dentro desta idéia geral podem ser feitas adaptações de acordo com os desejos de cada grupo. 5 - Para jogos
com vários grupos, cada grupo sugere uma letra para a sua palavra alternadamente. 6 - Também a pontuação pode
ser feita de várias formas, se as palavras tem o mesmo número de letras, é mais fácil, dando um ponto por letra
que ficar faltando, ou pode ser feita a pontuação por palavras acertada.
11 - STOP BÍBLICO
Também é uma adaptação deste conhecido jogo, para uso com nomes bíblicos. Da mesma forma comporta
adaptações a gosto do grupo.
1 - Pode ser feita com os itens : Nomes de pessoa, cidades, frutas, animais, instrumentos musicais ou de trabalho, profetas e reis, rios, discípulos ou
evangelistas, hinos, livros da bíblia, etc.
2 - Depois de definidos os itens, sorteia - se uma letra.
3 - Os coordenadores da brincadeira dão o tempo máximo da brincadeira (por exemplo 1 minuto). Se alguém
termina antes deste tempo grita stop, e os demais devem parar imediatamente, (mesmo se estiver no meio da palavra).
Caso ninguém termine antes do prazo estipulado, o coordenador é quem fala stop, ao terminar o tempo.
4 - Contam - se então os pontos da seguinte forma : Palavra original (que ninguém mais tenha escrito) : 10 pontos. Palavra que mais uma pessoa tenha escrito : 5 pontos.
5 - Após um número de rodadas (definido previamente para evitar chorumelas), totalizam - se os pontos. Letra NP
Cidade Fruta Animal IM / T
PR Rios D / E B G ?
12 - OUTRAS BRINCADEIRAS INTERESSANTES MAS QUE REQUEREM MAIS TEMPO
1 - Representar ou encenar uma passagem Bíblica - CENA VIVA. Dar pontos pela melhor apresentação e pelo grau
de facilidade para entender a cena, (uma variante desta brincadeira é tentar representar um provérbio, outra variante é tentarde duplas, um deles tira um versículo da "caixinha de promessas" e
tenta interpretar com gestos para que o outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e inventividade
e não somente por descobrir o verso. Também é necessário que em caso de dúvida, o verso seja inteligível
(ou não seja entendido ), por outras pessoas do grupo, porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer
poucos versos ).
2 - Citar uma palavra e os participantes devem cantar um hino que contenha a mesma.
3 - Concurso de memorização com versos ou salmos.
4 - Memória bíblica : Montar uma mesa com objetos que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado
para olhar, depois devem dizer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar a estória com que se
relacionam os objetos. Outra variante é relacionar os objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os
participantes devem falar um versículo que se relacione com cada objeto mostrado.
5 - Sons da natureza : Durante um passeio os participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de
sons diferentes, repetindo - os ou citando - os no final do mesmo.
6 - Combinações na Natureza : O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco
opaco materiais da natureza, (folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc ). À medida que o passeio
prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o
material mostrado com alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o término do
passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que demonstrarem criatividade.
7 - Caminhada Musical : Dividir o grupo em frações suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4
pontos cardeais. Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que lembrem hinos ou cânticos.
Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao ponto de partida na hora marcada ( premiar a pontualidade ),
cada grupo diz que hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa musical" com as músicas
mencionadas.
8 - Caminhada Bíblica : Variante da anterior, usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.
13 - Dicas J.A.

Destaque da Semana
Preparem um grande e decorado coração de isopor e nele colem a foto de uma pessoa que foi ou é destaque em sua igreja, seja em trabalhos dentro da igreja ou missionários, alguém que tenha feito algo que marcou durante a semana. Prepare
frases especiais e recadinhos e cole no coração, junto à foto.
No final de cada programa, convide a pessoa e apresente à igreja e mostre o coração.
Fixe o coração no mural da igreja, ou numa parede ao fundo e deixe até o próximo programa, quando já deverá
ter sido escolhido o(a) próximo(a) destaque.
Fica sempre no ar quem será o próximo e aumenta a freqüência aos programas, bem como o trabalho, pois esperam
ser o destaque

14 - Cesta da Amizade:
Prepare duas cestas contendo frutas, chocolates, biscoitos, balas, doces, etc...
Embrulhe uma em papel celofane rosa e outra em azul,, amarre com laço de fita branco, bem bonito e coloque
na mesa, antes do programa.
Ao final do programa, que pode ser sobre amizade, convide uma moça e um rapaz, entregue as cestas e diga-lhes
que deverão trazer no próximo programa, com novos produtos, e entregar a um amigo(a) de sua preferência, e assim, sucessivamente, até que todos tenham recebido as cestas.
Este passa a ser um quadro do programa.
15 - Social do BEBÊ
Anunciar com antecedência que todos os concorrentes deverão estar no local vestidos de bebê.
Montar corpo de jurados e a passarela para o desfile.
Prêmio: Mamadeiras com mingau de cremogema.
OBS.: Não deixe ninguém ver o que é o prêmio, embrulhe bem bonito e deixe à mostra, junto aos jurados.
16 - Corrida Bíblica.
Colocam-se 4 participantes na corrida bíblica. Fica um de cada lado dos bancos, ou seja, dois no meio e dois nos
cantos. A pessoa q está fazendo o concurso fala a passagem e quem for achando vai chegando um banco para frente. Quem chegar à frente 1º é o vencedor!!!
17 - HINOS E MÚSICAS
Solicite que um membro de cada equipe venha à frente. Se não há equipes, dois homens e duas mulheres, ex:
Peça com antecedência que todos tragam seus hinários e, para a brincadeira, prefira o hinário básico, pequeno,
porque todos deverão folhear os hinários paralelamente.
Solicite que cada um abra o hinário no hino 1. Aí abre-se 4 folhas (todos juntos). Na página que parar, a primeira
pessoa deverá cantar em alto e bom som, um dos hinos que lá estão. Cantou? Leve o microfone para a próxima
pessoa. Aí todos devem virar mais 4 páginas. Quem não souber nenhum hino das duas folhas em que parou, está
fora da brincadeira. E assim, chegará um momento em que nenhum hino é conhecido e vão saindo, saindo até que
fica o vencedor. É legal pedir a participação da igreja! Quando um não souber,
perguntem ao público se alguém conhece o hino para cantar e ganhar uma lembrança.
18 - QUEM SOU EU?
Prepare faixas, tipo coroas, com os nomes abaixo e, sem que os participantes vejam, coloque as faixas na cabeça
dos mesmos.
Coloque-os de pé, em frente à congregação, para que todos saibam quem são os personagens, menos os
participantes.
Dê então as dicas:
A ressurreição ....................................... Lázaro
A graça de ser pai ................................. Abraão
Proteção de grandes perigos ................... Daniel
A cura e a restauração ............................ Jó
A graça de ser mãe ................................ Ana
Morreu cego ........................................... Sansão
Teve um grande e fiel amigo ..................... Davi

sábado, 4 de dezembro de 2010

SER CRISMANDO É...

REALIDADE DA CATEQUESE CRISMAL


A CNBB, através da dimensão Bíblico-catequética e da pastoral da juventude, realizou uma pesquisa sobre a catequese da crisma, em nível nacional. O objetivo foi sentir um pouco a realidade dessa catequese e como ela mexe com a vida dos jovens

AS CONCLUSÕES FORAM AS SEGUINTES:

a.Motivos que levam os jovens a proucurar o sacramento da Crisma:
  • Seguir a tradição religiosa, social ou familiar. A influência dos pais ainda é forte, seja como incentivo, seja como imposição. É também pela falta de incentivo da família que muitos jovens desanimam e deixem de ser crismados.
  • Garantir um "documento" ou certificado, para "facilitar" o cassamento na igreja.
  • Integrar-se na cominidade e assumir um compromisso.
  • Aprofundar o conhecimento religioso e a vivência da fé
  • Proucurar uma experiência grupal.
OBS: Pelas respostas, notamos que falta conhecimento sobre o significado do sacramento da crisma.

b.Tempo de preparação:
  • Prevalece a duração de seis meses a um ano. Há, porém, esperiêcias significativas de até dois anos de preparação.
  • em alguns lugares, o curto prazo (menos de três meses) reveloa descuido e superfialidade na preparação.
c.Formas de preparação:
  • As mais comuns são encontros, cursos, palestras.
  • Verifica-se ausência de uma criatividade maior.( no blog você encontrará várias dinâmicas)
  • Nem sempre a catequese crismal está inserida no plano de pastoral da cominidade.
d.Principais motivos de desistência:
  • Desinteresse da família e dos própios jovens.
  • Catequese monótona, desinteressante, desligada da vida.
  • Outros compromissos. Como estudo, trabalho, lazer.
  • Horários inadequados.
  • Medo do compromisso.
e.Engajamento na comunidade:
  • Poucos afirmam que há engajamento na comunidade durante a preparação. Poucos, tabém, continuam engajados depois da Crisma.
Essa é uma cosequência da falta de um planejamento da comunidade, que incentive e acompanhe os jovens nesse engajamento. Os jovens, na comunidade, não encontram espaço nem estímulo.

f.Formação dos catequistas da catequese da Crisma:
  • Embora 70% dos candidatos á Crisma cheguem ao fim da preparação, muitas são as queixas, qunto a metodologia.
  • Falta preparo aos catequista de Crisma. Com raras exceções, não têm formação especializada. Normalmente são "sobrantes" da catequese infantil, participantes de algum movimento ou excrismandos.
  • Tal flta de preparação é uma das principais causas da desistência ou da pouca vibração dos crismandos.
g.Pastoral de conjunto:
  • Quase ñ se faz um planejamento em conjunto com as diversas pastorais:catequese, litúgia, juventude, vocacional...
h.Padrinhos e Madrinhas:
  • Buscam cristãos comprometidos, amigos ou companheiros que deram seu apoio durante a preparação
  • Pode-se escolher o próprio catequista.
  • Uma pessoa pode ser padrinho ou madrinha de 1 ou mais crismandos na mesma Missa (há locais que aconcelham-se a não aderir esses 2 metódos acima por motivos organização)
RESUMINDO, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA CATEQUESE CRISMAL SÃO:
  • Falta de preparo dos catequistas da crisma;
  • Desinteresse dos pais;
  • Desinteresse dos jovens
  • Falta de metodologia;
  • Falta de estímulo e de planejamento da comunidade;
  • Os contravalores da sociedade.

CRISMA FORMAÇÃO


1) O que é o Sacramento da Crisma?
Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.

Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.

2) Matéria e Forma

A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na cerimônia da Crisma, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o ministro traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma.
A Forma do Sacramento da Crisma é: Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa, para significar que ela é soldado de Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina.


3) Ministro da Crisma
O ministro do Sacramento da Crisma é o Bispo, pois é o pai de todos os fiéis, aquele que lhes confere a maturidade da vida da graça. Em caso de perigo de morte, um simples Padre deve crismar, pois é importante entrarmos no Céu com todas as capacidades de amor a Deus.
A Crisma não é absolutamente necessária para a salvação (uma pessoa não crismada pode ir para o Céu), mas é muito importante receber a Crisma desde cedo: só com a Crisma teremos no Céu a proximidade de Deus e a intensidade de amor que Ele quer nos dar. Além disso, só com a Crisma teremos todas as forças necessárias para vencer as tentações e caminharmos firmemente no caminho da perfeição. De modo que seria grave negligência dos pais se não preparassem seus filhos para receber este Sacramento da perfeição cristã.

4) Instituição da Crisma

Como sabemos que Jesus Cristo instituiu este Sacramento, se não aparece este fato no Evangelho?
Sabemos que verdadeiramente Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos, 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade. Vejam o que já ensinava S. Cripriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos, receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”

5) Quais são as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma?

Aumento da graça santificante.
Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados.
Imprime o caráter de Soldados de Cristo.
A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem.

6) Quais são os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma?
São eles:
1 – Temor de Deus
2 – Piedade
3 – Fortaleza
4 – Conselho
5 – Ciência
6 – Inteligência
7 – Sabedoria
7) Por que existem padrinhos para a Crisma?
Porque, como no caso do Batismo, é bom termos pais espirituais que nos apresentem à Igreja nesta ocasião tão importante, nos aconselhem nas lutas da vida, e rezem por nós. Por isso os padrinhos da Crisma devem ser bons católicos, terem sido crismados, tendo já idade suficiente para aconselhar seus afilhados.

Para terminar, devemos considerar que a Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus em nosso corações. Aos sairmos da cerimônia da Crisma, como soldados de Cristo, temos nossos corações dilatados, abertos para muitas novas graças, capazes de amar a Deus com muito mais forças. É a ação do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós.
Devemos estar atentos em deixá-Lo agir em nós, pois Ele vai nos guiar pelos difíceis caminhos da vida, vai nos encher o coração com muitas alegrias espirituais, com o gosto pela oração, com as forças para vencer as tentações. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre