O CATEQUISTA, que não estiver aberto ao novo, a espiritualidade,a formação,a leitura... está caminhando para a morte e pior levando outros ao mesmo rumo.
Páginas
“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)
(João Paulo II)
quinta-feira, 7 de março de 2013
A FAMILIA OU O CATEQUISTA?
Uma senhora, querendo que seu filho fizesse a 1’ Comunhão, levou-o à comunidade e colocou-o num grupo de catequese. Sentiu-se aliviada, até com a consciência mais leve. Pensou que estava livre dessa responsabilidade e continuou com seus outros compromissos. Justificou todas as suas ausências nos encontros de pais, em que foram estudados assuntos que aperfeiçoariam seus conhecimentos e sua prática cristã. Um dia, sem querer, percebeu que seu filho não estava aprendendo as coisas que ela esperava. Não havia nem mesmo decorado o Pai-nosso. “A catequese de hoje em dia é relaxada”, pensou ela. E foi reclamar. Falou diretamente com o padre: “Meu filho já está freqüentando a catequese há três meses e ainda não conseguiu decorar nem o Pai-nosso. O que o senhor acha disso?” O padre perguntou: “Quantos anos tem seu filho?” Respondeu a mãe: “Onze anos”. O padre refletiu: “Durante onze anos a senhora não conseguiu ensinar o Pai-nosso para seu filho. E agora está reclamando porque a catequista não o fez aprender em três meses?” O pai e a mãe são as pessoas mais próximas dos filhos nos primeiros anos de vida. Ninguém melhor do que as pessoas da própria família para ensinar os elementos básicos da fé. As orações aprendidas no início da vida jamais serão esquecidas. Contudo, mais importante do que ensinar orações prontas é ensinar o hábito da oração diária. O diálogo com Deus é uma atitude essencial na vida de toda pessoa. Numa família que reza, naturalmente as crianças aprendem a rezar. Se a família não tem o hábito da oração… não será fácil ao catequista, mais tarde, despertar no catequizando o desejo de conversar com Deus! Quais os momentos de oração na família? Quando e como participa unida da celebração da comunidade? Como participa nos movimentos ou grupos da comunidade? As respostas a tais questões são importantes para a família avaliar sua contribuição para a educação de seus filhos na fé.
É na família que se lança o fundamento de toda a educação. A família coloca o alicerce da fé, que vai amadurecendo na prática do amor a Deus e aos irmãos. O pai e a mãe são os primeiros catequistas dos filhos.
Junto com a vida do corpo, os pais transmitem sua crença. “De fato, educar é continuar o ato de geração” (João Paulo II).
Uma senhora, querendo que seu filho fizesse a 1’ Comunhão, levou-o à comunidade e colocou-o num grupo de catequese. Sentiu-se aliviada, até com a consciência mais leve. Pensou que estava livre dessa responsabilidade e continuou com seus outros compromissos. Justificou todas as suas ausências nos encontros de pais, em que foram estudados assuntos que aperfeiçoariam seus conhecimentos e sua prática cristã. Um dia, sem querer, percebeu que seu filho não estava aprendendo as coisas que ela esperava. Não havia nem mesmo decorado o Pai-nosso. “A catequese de hoje em dia é relaxada”, pensou ela. E foi reclamar. Falou diretamente com o padre: “Meu filho já está freqüentando a catequese há três meses e ainda não conseguiu decorar nem o Pai-nosso. O que o senhor acha disso?” O padre perguntou: “Quantos anos tem seu filho?” Respondeu a mãe: “Onze anos”. O padre refletiu: “Durante onze anos a senhora não conseguiu ensinar o Pai-nosso para seu filho. E agora está reclamando porque a catequista não o fez aprender em três meses?” O pai e a mãe são as pessoas mais próximas dos filhos nos primeiros anos de vida. Ninguém melhor do que as pessoas da própria família para ensinar os elementos básicos da fé. As orações aprendidas no início da vida jamais serão esquecidas. Contudo, mais importante do que ensinar orações prontas é ensinar o hábito da oração diária. O diálogo com Deus é uma atitude essencial na vida de toda pessoa. Numa família que reza, naturalmente as crianças aprendem a rezar. Se a família não tem o hábito da oração… não será fácil ao catequista, mais tarde, despertar no catequizando o desejo de conversar com Deus! Quais os momentos de oração na família? Quando e como participa unida da celebração da comunidade? Como participa nos movimentos ou grupos da comunidade? As respostas a tais questões são importantes para a família avaliar sua contribuição para a educação de seus filhos na fé.
É na família que se lança o fundamento de toda a educação. A família coloca o alicerce da fé, que vai amadurecendo na prática do amor a Deus e aos irmãos. O pai e a mãe são os primeiros catequistas dos filhos.
Junto com a vida do corpo, os pais transmitem sua crença. “De fato, educar é continuar o ato de geração” (João Paulo II).
Homilia do 4º. Domingo da Quaresma – Pai misericordioso
PARA RELFETIR O EVANGELHO QUE TRABALHAMOS HOJE Lc15,1-3,11-32
A famosa parábola do filho pródigo é sempre atual e
comovente. No tempo da Quaresma, somos convidados a participar do ministério da
reconciliação: “Deixai-vos reconciliar com Deus”.
O verdadeiro nome da história contada por Jesus deveria ser Parábola do Pai misericordioso, embora
muitas vezes preferimos Parábola do filho
pródigo. De fato, a centralidade não deve estar no pecador que se converte,
mas no Pai que ama de modo incondicional. O Pai ama aquele que gasta parte
considerável de seus bens, ama e perdoa, sem se importar com a conduta do
filho. O pai misericordioso ama o filho mais velho, mesmo sendo rabugento. Ama
todos, independente dos pecados.
Cristo nos fez seus irmãos e nos revelou a face amorosa do
Deus que é Pai. Contudo, não é um pai severo, castigador ou distante, como
aqueles pintados nos antigos catecismos. Nas palavras de Henri Nouwen, o Pai da
parábola parece ter feições maternas em sua atitude de acolhida. Em sua
gratuidade, Deus não ama só os justos, mas veio para os pecadores (cf. Lc
5,31-32). Deixa as noventa e nove ovelhas no aprisco e sai em busca daquela que
está perdida (Lc 15,1-7). Deus é um Pai que abre os braços para abraçar e fazer
festa com o filho pródigo que voltou para casa, sem perguntar o que ele fez com
seus bens. O evangelho de hoje é uma oportunidade para que experimentemos o amor
misericordioso e gratuito.
O outro personagem é o filho pecador. Este tinha a
experiência do Pai da lei e da justiça, não do Pai da misericórdia. Sua fuga é
uma tentativa frustrada de felicidade. O pecado é sempre uma busca, uma procura
por acerto. Como consequência perde tudo, afasta-se do amor, da casa paterna. O
que lhe resta são as sobras, a dureza da vida, a falta de amor. Caindo em si,
arrepende-se. Ainda não pensa nas lágrimas de seu pai, mas na sua dura situação
da sua vida. Seu retorno possibilita a manifestação do amor do Pai, que se
adianta para abraçar o filho, não pergunta sobre o que fez, simplesmente
devolve-lhe tudo: dignidade (dá-lhe roupa nova, calçado), filiação (anel no
dedo) e acolhida (festa com o novilho).
O filho mais velho nos traz lições preciosas. Aliás, ele é
fundamental na parábola, tendo em vista que Jesus está diante dos fariseus e
escribas que questionam o fato de Jesus se aproximar dos publicados. Ou seja,
Jesus questionou a atitude daqueles que condenavam os pecadores julgando-se
santos. É ilustrativo mencionar que o filho pródigo da parábola de Jesus
experimentou o amor do Pai, enquanto o filho mais velho, que sempre esteve em
casa, reclamou seu lugar diante da alegria manifesta pelo filho que voltou. É
mais fácil nos tornarmos os filhos mais velhos do que filhos pródigos. Não é
raro encontrarmos pessoas que se consideram religiosas porque vivem certas
práticas, mas vivem amargas; são incapazes de desfrutar da alegria como dom de
Deus. Jesus sempre criticou a atitude farisaica daqueles que se consideravam os
justos.
Assim, é preciso eliminar o julgamento, alegrar-se com
aqueles que estão em busca do Senhor mesmo que ainda não tenham deixado certas
atitudes. É preciso acolher os novos na comunidade em seu entusiasmo e não
julgarmos aqueles que são considerados, até por nossos cânones, como pecadores
públicos. Aquele que nunca fez festa com o pai, não compreende a festa do filho
mais novo que reconheceu a grandeza da misericórdia de Deus. Também aqueles que
nunca saem da Igreja devem estar atentos para não deixar de desfrutar da festa
de Deus, da alegria de ser cristão, desprezando aqueles que experimentam o Deus
de amor e bondade. Certamente, muitos de nós se sentem morando na casa paterna,
mas com a mesma atitude soberba do filho mais velho.
A experiência cristã inclui considerar-se pecador, sempre
necessitado da misericórdia. Significa não se achar santo, julgando os demais,
mas abrir-se ao amor gratuito do Pai. Nosso Deus é o Pai da Parábola da
misericórdia? Como está nossa atitude diante do Deus da graça: somos
cumpridores da lei ou participantes da festa? Em que lugar nos encontramos?
Existe em nossa vida marcas do filho pródigo? Existem também marcas do filho
mais velho?
Pe. Roberto Nentwig
Catequese e Psicologia das Idades
IDADE DE QUATRO A SETE ANOS - CARACTERÍSTICAS
A partir dos 4
anos, sua linguagem é correta. Os brinquedos e os desenhos são
fundamentais. Através deles a criança dessa idade se projeta.
a) Globalismo: A criança vê tudo como um todo. Ela não consegue perceber os detalhes, assim como pensar nas minúcias. Ela quer desenhar sua casa que seria igual para todo mundo. Isto é o que ela sabe fazer e nós devemos aceitar.
b) O egocentrismo: Nesta idade a criança acha que o mundo gira em torno dela. Tudo é seu. O pai, a mãe, os brinquedos.
ATITUDES DO CATEQUISTA QUE EVANGELIZA CRIANÇAS DESSA FAIXA ETÁRIA:
O catequista para falar de Deus, para crianças dessa idade, deve falar
muito dos pais porque a criança é ainda muito ligada à família. O
catequista deve conhecer os pais das crianças para melhor conhecer seus
filhos. Orações gesticuladas são importantes. Movimentos dos braços,
danças, etc, fazem com que a criança exprima o seu interior.ATIVIDADES PARA OS ENCONTROS:
- Brinquedos: (pode ser confeccionados brinquedos com material reciclado, desde que tem haver com o tema do encontro.)
- Joguinhos: (Joguinhos de Trilha abordando valores, ensinamentos, ou versículos, também joguinhos como o da amarelinha dos mandamentos, e dinâmicas.)
- Desenhos
- Orações gesticuladas: (São orações com gestos)
- Danças
- Pinturas (Podem pintar imagens de santos, de Jesus)
- Dobraduras e Recortes: (Pode usar cartolina, EVA)
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
DOIS VIZINHOS/13
O Fósforo e a Vela
Chegou o dia
em que o fósforo disse à vela:
— Eu tenho a
tarefa de acender-te.
Assustada a
vela respondeu:
— Não, isto
não! Se eu estou acesa, então os meus dias estão contados. Ninguém vai mais
admirar a minha beleza.
O fósforo
perguntou:
— Tu
preferes passar a vida inteira, inerte e sozinha, Sem ter experimentado a vida?
— Mas
queimar dói e consome as minhas forças, sussurrou a vela insegura e apavorada.
— É verdade,
- respondeu o fósforo - Mas é este o segredo da nossa vocação. Nós somos
chamados para ser luz! O que eu posso fazer é pouco. Se não te acender, eu
perco o sentido da minha vida. Eu existo para acender o fogo. Tu és uma vela:
tu existes para iluminar os outros, para aquecer. Tudo o que tu ofereceres através
da dor, do sofrimento e Do seu empenho será transformado em luz. Tu não te acabarás
consumindo-te pelos outros. Outros passarão o teu fogo adiante. Só quando tu te
recusares, então morrerás!
Em seguida,
a vela afinou o seu pavio e disse cheia de expectativa:
— Eu te
peço, acende-me.
Com carinho
Catequistas da
pré catequese
Vilma, Valentina
e Franci
Quaresma
Quaresma é o período de penitência e preparação para
a Páscoa.
É a lembrança
dos 40 dias e 40 noites que Cristo passou no deserto e também dos
40 anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida.
O período da Quaresma corresponde aos quarenta
dias anteriores à Semana Santa.
|
Quarta-feira de Cinzas
|
|
Domingo de Ramos
|
|
Semana Santa
|
|
Domingo de Páscoa
|
|
1ªDomingo depois da Lua Cheia
do Outono
|
Começa na Quarta-feira de Cinzas
e vai até o Domingo de Ramos.
|
Quarta-feira de Cinzas
|
O
primeiro dia da quaresma chama-se Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em
que se deposita um pouco de cinza na fronte dos cristãos. As cinzas com as
quais o sacerdote nos unge à testa, significa penitência, tempo de luto,
fragilidade humana. Essas ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos usados no
Domingo de Ramos do ano que passou, que foram guardados e depois incinerados.
(Os ramos passam pelo fogo purificador, assim como nós temos que – com o fogo
purificador de Deus - acabar com o nosso egoísmo, orgulho...).
|
Devemos
ver a Quaresma como um tempo especial de retiro espiritual, tempo de
voltarmos a Deus,
reaquecer
a nossa fé, mudarmos de vida, superar as atitudes que não combinam com um
cristão.
As
graças principais da Quaresma são: a conversão, a reconciliação
e a partilha.
Viva com qualidade este tempo de
caminhada!
|
Símbolos da Quaresma
São vários os símbolos e atitudes que
acompanham esse tempo. Os mais importantes são:
·
A
COR ROXA, AS CINZAS E A CRUZ Lembram o caráter de penitência
e conversão. O caráter sério da Quaresma se manifesta também no visual do
espaço celebrativo, sóbrio e despojado.
·
AUSÊNCIA
DO GLORIA E CANTOS DE ALELUIA Neste período também se prepara a
missa sem cantos que tragam a palavra "aleluia".
·
AUSÊNCIA
DO RITO DE LOUVOR Também é retirado das missas o canto de louvor (o Glória).
·
O
JEJUM
O
jejum e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os
gestos externos de penitência, mudança de vida e conversão interior. Nos leva a
dar mais atenção à Palavra de Deus e à população empobrecida que se encontra em
permanente jejum.
·
A
CAMPANHA DA FRATERNIDADE Assumindo cada ano uma situação da realidade social, nos
ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus nas páscoas do
povo; nos levando assim, a concretizar nosso esforço comunitário de conversão
em gestos de solidariedade.
A
fé cristã baseia-se na relação de confiança
e
generosidade de Deus para conosco.
Deus
nos criou gratuitamente e nos deu tudo o que temos,
inclusive
o seu único Filho como Salvador.
DÍZIMO
Dízimo - Fundamentação Bíblica
Ser dizimista é obedecer o preceito bíblico, vivendo o amor, sendo grato para com Deus e generoso para com os irmãos.
O dízimo não é invenção do homem e nem da Igreja,nasceu espontaneamente, como resposta do homem e da mulher à Bondade e à Misericórdia do Senhor Deus , pois é de origem bíblica , está na lei de Deus há muitos anos antes de Cristo. (Dt 12,6. 11-14. 26-32).
É a décima parte que o cristão
consciente deve devolver a Deus, devolver , pois o dízimo é devolução , e não
contribuição e nem pagamento. (Êx 25,1 - 9; Lv 27, 28 - 32; Nm 15 , 1 - 4; 1 Sm
8, 15 - 17).Ser dizimista é obedecer o preceito bíblico, vivendo o amor, sendo grato para com Deus e generoso para com os irmãos.
O dízimo não é invenção do homem e nem da Igreja,nasceu espontaneamente, como resposta do homem e da mulher à Bondade e à Misericórdia do Senhor Deus , pois é de origem bíblica , está na lei de Deus há muitos anos antes de Cristo. (Dt 12,6. 11-14. 26-32).
Devemos nos orientar com a passagem de São
Paulo: “Cada um dê conforme decidir o seu coração, sem pena ou constrangimento,
pois Deus ama a quem dá com alegria” (
2Cor 9,7).
É ato de fé, é prova de amor, é um jeito
concreto de viver a partilha. Dízimo é devolução: devolver um pouco a Deus do
muito que Ele nos dá. Dízimo é também compromisso com a comunidade; é dar
condições para que a comunidade possa evangelizar.
Nasceu das primícias , quer dizer: aquilo que era separado dos primeiros frutos para ser oferecido a Deus: o primeiro animal nascido , os primeiros frutos da colheita. (Nm 15,15-31; 18 , 28-29).
É fruto do reconhecimento do homem pelas bênçãos e providências recebidas do Senhor. (Dt 8,11-20).
É um desafio , uma promessa. (Ml 3,10).Jesus também referencia o dízimo. (Mt 23,23).
Na nossa Igreja , o dízimo é o 5º mandamento e tem as suas Dimensões. (Êx 25,1-9; Tg 2,14-22; 5,1-6). Ofertar a Deus é entrar em profunda comunhão com Ele, pois Ele é uma oferenda constante na vida de todos. Ofereceu em primeiro lugar o dom da vida; depois, ofereceu ervas, plantas, frutos e animais para prover todas as necessidades; deu os rios, os mares, as terras e os minérios; ofereceu as leis que conduzem à felicidade; e de Pai, tornou-se Filho de Adão, oferecendo-se como sacrifício para remissão de todos os pecados da humanidade. Ofereceu ainda, o Espírito Santo, que inspira e instrui para que se tenha sempre parte com o Deus altíssimo
Onde
é empregado o Dízimo?Nasceu das primícias , quer dizer: aquilo que era separado dos primeiros frutos para ser oferecido a Deus: o primeiro animal nascido , os primeiros frutos da colheita. (Nm 15,15-31; 18 , 28-29).
É fruto do reconhecimento do homem pelas bênçãos e providências recebidas do Senhor. (Dt 8,11-20).
É um desafio , uma promessa. (Ml 3,10).Jesus também referencia o dízimo. (Mt 23,23).
Na nossa Igreja , o dízimo é o 5º mandamento e tem as suas Dimensões. (Êx 25,1-9; Tg 2,14-22; 5,1-6). Ofertar a Deus é entrar em profunda comunhão com Ele, pois Ele é uma oferenda constante na vida de todos. Ofereceu em primeiro lugar o dom da vida; depois, ofereceu ervas, plantas, frutos e animais para prover todas as necessidades; deu os rios, os mares, as terras e os minérios; ofereceu as leis que conduzem à felicidade; e de Pai, tornou-se Filho de Adão, oferecendo-se como sacrifício para remissão de todos os pecados da humanidade. Ofereceu ainda, o Espírito Santo, que inspira e instrui para que se tenha sempre parte com o Deus altíssimo
O Dízimo deve manter mensalmente a paróquia nas três dimensões: Religiosa, Social e Missionária.
Religiosa: precisamos de padre... “Quem trabalha tem direito a receber pelo trabalho”. Não é justo o Padre não receber.
A paróquia tem de pagar conta de água, luz, telefone, gasolina, carro, casa paroquial, IPTU das Igrejas, funcionários, material de qualidade para a catequese: livros, revistas, fitas, CDs, televisão...
Malaquias 3,10 “tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo – diz o Senhor dos exércitos. Vocês verão então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura”.
Algumas citações bíblicas sobre o Dízimo:
• O fundamento do dízimo e a essência da partilha.(Gên 1,12-13 e 24,3).
• Deve ser levado ao Templo.(Deut 12,11-14).
• Ao sacerdote devemos entregar nosso dízimo.(Heb 7,5).
• O dízimo deve ser utilizado para a manutenção do
Templo. (Ne 10, 33-40).
• Auxilia aos pobres, órfãos, viúvas, etc.
(Deut 26, 12-15; Mt 25, 31- 46).
• Sustento do sacerdote.(Lc 10,7; 1Cor 9, 13 - 14; 1Tim 5,17).
• Negar o dízimo, não enriquecerá ninguém.(Mt 6, 19-21; Mal 3, 8-9).
• As promessas e as bênçãos de Deus. (Mal 3, 8-12).
-A medida vem do coração. (II Cor 9, 6-8; Lc 21, 1-4).
Devolução a Deus - “Dai, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Mt 22,21
“ DÍZIMO EXPRESSÃO DE FÉ”
Senhor, dai-me:
Inteligência,
para entender os fundamentos do dízimo.
Coragem,
para vencer o egoísmo e doar do meu coração.
Compreensão,
para perceber o verdadeiro significado da
prática de contribuir.
Sabedoria,
para evitar o apego excessivo aos bens
materiais e individuais.
Discernimento,
para compreender o dever da gratidão que
tenho para com Deus.
Fé,
para acreditar que Deus ama a quem
dá com alegria.
Amém!
Inteligência,
para entender os fundamentos do dízimo.
Coragem,
para vencer o egoísmo e doar do meu coração.
Compreensão,
para perceber o verdadeiro significado da
prática de contribuir.
Sabedoria,
para evitar o apego excessivo aos bens
materiais e individuais.
Discernimento,
para compreender o dever da gratidão que
tenho para com Deus.
Fé,
para acreditar que Deus ama a quem
dá com alegria.
Amém!
Frases
para refletir com a família
Dizimo é a soma de gratidão
com louvor a Deus
Dizimo – ato consciente, gesto de gratidão;
Dízimo – um privilegio do cristão consciente;
Cristão responsável – dizimista consciente;
O Dizimo é um reflexo da generosidade divina nos mananciais de
Igreja;
Dizimo, fonte de evangelização;
Igreja sem dizimo é Igreja carente;
Cristão dizimista é cristão consciente!;
O Dizimo não é uma troca com Deus.É nossa resposta de gratidão;
O Dizimo é uma atitude de comunhão:
O Dizimo é a porção separada singelamente e ofertada ao
Divino Doador.
VOCÊ QUE TEM CRIANÇA EM CASA, INCENTIVE PARA QUE
ELA SEJA UM DIZIMISTA MIRIM. É EDUCANDO AS CRIANÇAS NA FÉ, QUE
NO FUTURO TEREMOS HOMENS VERDADEIRAMENTE SANTOS!
Catequista: Vilma Ferrareze
Rafagnin
Dois Vizinhos - 2010
ASSUNTOS DO 1º ENCONTRO DA PRÉ-CATEQUESE/2013
- ACOLHIDA E APRESENTAÇÃO DAS CATEQUISTAS
- MOMENTO DE REFLEXÃO (Lc 15,1-3.11-32)
- MÚSICA DO JÚLIO
4 .PAIS
·
ORIENTAÇÕES DE COMO SERÁ
A PRÉ – CATEQUESE
·
MATERIAIS ( APOSTILA,
BÍBLIA, CADERNO, TERÇO)
·
ORIENTAÇÕES PARA
TRABALHAR O TEMA FAMÍLIA
·
DIZIMO MIRIM
·
MISSA DOMINICAL
CATEQUISANDOS
- ORIENTAÇÕES DA CATEQUESE NA FAMÍLIA
- DIZIMO MIRIM
- DINÂMICAS DE ACOLHIDA
- MISSA DOMINICAL
- ...
-
PRÉ CATEQUESE FAMILIAR2013“FAMÍLIA BERÇO DE OURO QUE EMBALA O MUNDO”PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUADOIS VIZINHOS – PRPÁROCO: Pe. DEOCLESIODiácono IrineuPRÉ CATEQUESE – 2013IDADE- 07 ANOS ATÉ abril/13PRÉ CATEQUESE É FAMILIAR – PAIS SÃO CATEQUISTASOBJETIVO:- POSSIBILITAR À CRIANÇA SENTIR-SE PARTE INTEGRANTE E IMPORTANTE NA FAMÍLIA.- Através de uma linguagem familiar, levar a criança a experimentar a bondade e o carinho do Deus Criador, que a ama e a acolhe com a ternura de um pai.TEMAS A SEREM TRABALHADOS EM CASA COM A FAMÍLIA1º - FAMÍLIA – 4 ENCONTROS2º - ESCOLA – 2 ENCONTROS3º - COMUNIDADE – 3 ENCONTROS4º - MEIO AMBIENTE – 2 ENCONTROSTOTAL- 11 ENCONTROS COM A FAMÍ LIATRABALHOS COM OS PAIS PARA PREPARAROS ENCONTROS1º ENCONTRO COM PAIS ( VILMA) FAMILIA2º ENCONTRO COM PAIS ( VALENTINA) ESCOLA3º ENCONTRO COM PAIS (FRANCIELI) COMUNIDADE4º ENCONTRO COM PAIS ( VILMA) MEIO AMBIENTELEITURA ORANTE COM PAIS--------LEITURA ORANTE COM CATEQUISANDOS DIA-------------ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO DURANTE O DIA, NOITE MISSA COM BENção do santíssimo SEMPRE NO DIA 13 DE CADA MÊS.Início catequese dia 24 fevereiroFormação para os pais 7 de março/ 19:00hsPARTICIPAR DAS SANTAS MISSAS É UMA GRAÇA.APROVEITE E VIVA INTENSAMENTE ESSA GRAÇA EM NOSSA VIDA!MATERIAIS PARA A PRÉ CATEQUESE- CADERNO PARA ANOTAÇÕES-BÍBLIA – TRADUÇÃO DA CNBB- APOSTILA- 1 TERÇO"Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais. Por que o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham."
Assinar:
Postagens (Atom)












