Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

quinta-feira, 7 de março de 2013

QUEM DEVE ENSINAR A CRIANÇA A REZAR:

A FAMILIA OU O CATEQUISTA?

Uma senhora, querendo que seu filho fizesse a 1’ Comunhão, levou-o à comunidade e colocou-o num grupo de catequese. Sentiu-se aliviada, até com a consciência mais leve. Pensou que estava livre dessa responsabilidade e continuou com seus outros compromissos. Justificou todas as suas ausências nos encontros de pais, em que foram estudados assuntos que aperfeiçoariam seus conhecimentos e sua prática cristã. Um dia, sem querer, percebeu que seu filho não estava aprendendo as coisas que ela esperava. Não havia nem mesmo decorado o Pai-nosso. “A catequese de hoje em dia é relaxada”, pensou ela. E foi reclamar. Falou diretamente com o padre: “Meu filho já está freqüentando a catequese há três meses e ainda não conseguiu decorar nem o Pai-nosso. O que o senhor acha disso?” O padre perguntou: “Quantos anos tem seu filho?” Respondeu a mãe: “Onze anos”. O padre refletiu: “Durante onze anos a senhora não conseguiu ensinar o Pai-nosso para seu filho. E agora está reclamando porque a catequista não o fez aprender em três meses?” O pai e a mãe são as pessoas mais próximas dos filhos nos primeiros anos de vida. Ninguém melhor do que as pessoas da própria família para ensinar os elementos básicos da fé. As orações aprendidas no início da vida jamais serão esquecidas. Contudo, mais importante do que ensinar orações prontas é ensinar o hábito da oração diária. O diálogo com Deus é uma atitude essencial na vida de toda pessoa. Numa família que reza, naturalmente as crianças aprendem a rezar. Se a família não tem o hábito da oração… não será fácil ao catequista, mais tarde, despertar no catequizando o desejo de conversar com Deus! Quais os momentos de oração na família? Quando e como participa unida da celebração da comunidade? Como participa nos movimentos ou grupos da comunidade? As respostas a tais questões são importantes para a família avaliar sua contribuição para a educação de seus filhos na fé.
É na família que se lança o fundamento de toda a educação. A família coloca o alicerce da fé, que vai amadurecendo na prática do amor a Deus e aos irmãos. O pai e a mãe são os primeiros catequistas dos filhos.
Junto com a vida do corpo, os pais transmitem sua crença. “De fato, educar é continuar o ato de geração” (João Paulo II).

Homilia do 4º. Domingo da Quaresma –  Pai misericordioso 

PARA RELFETIR O EVANGELHO QUE TRABALHAMOS HOJE Lc15,1-3,11-32


A famosa parábola do filho pródigo é sempre atual e comovente. No tempo da Quaresma, somos convidados a participar do ministério da reconciliação: “Deixai-vos reconciliar com Deus”.
O verdadeiro nome da história contada por Jesus deveria ser Parábola do Pai misericordioso, embora muitas vezes preferimos Parábola do filho pródigo. De fato, a centralidade não deve estar no pecador que se converte, mas no Pai que ama de modo incondicional. O Pai ama aquele que gasta parte considerável de seus bens, ama e perdoa, sem se importar com a conduta do filho. O pai misericordioso ama o filho mais velho, mesmo sendo rabugento. Ama todos, independente dos pecados.

Cristo nos fez seus irmãos e nos revelou a face amorosa do Deus que é Pai. Contudo, não é um pai severo, castigador ou distante, como aqueles pintados nos antigos catecismos. Nas palavras de Henri Nouwen, o Pai da parábola parece ter feições maternas em sua atitude de acolhida. Em sua gratuidade, Deus não ama só os justos, mas veio para os pecadores (cf. Lc 5,31-32). Deixa as noventa e nove ovelhas no aprisco e sai em busca daquela que está perdida (Lc 15,1-7). Deus é um Pai que abre os braços para abraçar e fazer festa com o filho pródigo que voltou para casa, sem perguntar o que ele fez com seus bens. O evangelho de hoje é uma oportunidade para que experimentemos o amor misericordioso e gratuito.

O outro personagem é o filho pecador. Este tinha a experiência do Pai da lei e da justiça, não do Pai da misericórdia. Sua fuga é uma tentativa frustrada de felicidade. O pecado é sempre uma busca, uma procura por acerto. Como consequência perde tudo, afasta-se do amor, da casa paterna. O que lhe resta são as sobras, a dureza da vida, a falta de amor. Caindo em si, arrepende-se. Ainda não pensa nas lágrimas de seu pai, mas na sua dura situação da sua vida. Seu retorno possibilita a manifestação do amor do Pai, que se adianta para abraçar o filho, não pergunta sobre o que fez, simplesmente devolve-lhe tudo: dignidade (dá-lhe roupa nova, calçado), filiação (anel no dedo) e acolhida (festa com o novilho).

O filho mais velho nos traz lições preciosas. Aliás, ele é fundamental na parábola, tendo em vista que Jesus está diante dos fariseus e escribas que questionam o fato de Jesus se aproximar dos publicados. Ou seja, Jesus questionou a atitude daqueles que condenavam os pecadores julgando-se santos. É ilustrativo mencionar que o filho pródigo da parábola de Jesus experimentou o amor do Pai, enquanto o filho mais velho, que sempre esteve em casa, reclamou seu lugar diante da alegria manifesta pelo filho que voltou. É mais fácil nos tornarmos os filhos mais velhos do que filhos pródigos. Não é raro encontrarmos pessoas que se consideram religiosas porque vivem certas práticas, mas vivem amargas; são incapazes de desfrutar da alegria como dom de Deus. Jesus sempre criticou a atitude farisaica daqueles que se consideravam os justos.

Assim, é preciso eliminar o julgamento, alegrar-se com aqueles que estão em busca do Senhor mesmo que ainda não tenham deixado certas atitudes. É preciso acolher os novos na comunidade em seu entusiasmo e não julgarmos aqueles que são considerados, até por nossos cânones, como pecadores públicos. Aquele que nunca fez festa com o pai, não compreende a festa do filho mais novo que reconheceu a grandeza da misericórdia de Deus. Também aqueles que nunca saem da Igreja devem estar atentos para não deixar de desfrutar da festa de Deus, da alegria de ser cristão, desprezando aqueles que experimentam o Deus de amor e bondade. Certamente, muitos de nós se sentem morando na casa paterna, mas com a mesma atitude soberba do filho mais velho.

A experiência cristã inclui considerar-se pecador, sempre necessitado da misericórdia. Significa não se achar santo, julgando os demais, mas abrir-se ao amor gratuito do Pai. Nosso Deus é o Pai da Parábola da misericórdia? Como está nossa atitude diante do Deus da graça: somos cumpridores da lei ou participantes da festa? Em que lugar nos encontramos? Existe em nossa vida marcas do filho pródigo? Existem também marcas do filho mais velho?
Pe. Roberto Nentwig
Catequese e Psicologia das Idades

IDADE DE QUATRO A SETE ANOS - CARACTERÍSTICAS


A partir dos 4 anos, sua linguagem é correta. Os brinquedos e os desenhos são fundamentais. Através deles a criança dessa idade se projeta.


a) Globalismo: A criança vê tudo como um todo. Ela não consegue perceber os detalhes, assim como pensar nas minúcias. Ela quer desenhar sua casa que seria igual para todo mundo. Isto é o que ela sabe fazer e nós devemos aceitar.


b) O egocentrismo: Nesta idade a criança acha que o mundo gira em torno dela. Tudo é seu. O pai, a mãe, os brinquedos.



ATITUDES DO CATEQUISTA QUE EVANGELIZA CRIANÇAS DESSA FAIXA ETÁRIA:
O catequista para falar de Deus, para crianças dessa idade, deve falar muito dos pais porque a criança é ainda muito ligada à família. O catequista deve conhecer os pais das crianças para melhor conhecer seus filhos. Orações gesticuladas são importantes. Movimentos dos braços, danças, etc, fazem com que a criança exprima o seu interior.

ATIVIDADES PARA OS ENCONTROS: 
  • Brinquedos: (pode ser confeccionados brinquedos com material reciclado, desde que tem haver com o tema do encontro.) 
  • Joguinhos: (Joguinhos de Trilha abordando valores, ensinamentos, ou versículos, também joguinhos como o da amarelinha dos mandamentos, e dinâmicas.) 
  • Desenhos 
  • Orações gesticuladas: (São orações com gestos) 
  • Danças 
  • Pinturas (Podem pintar imagens de santos, de Jesus)
  • Dobraduras e Recortes: (Pode usar cartolina, EVA)


PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

DOIS VIZINHOS/13

O Fósforo e a Vela

Chegou o dia em que o fósforo disse à vela:
— Eu tenho a tarefa de acender-te.
Assustada a vela respondeu:
— Não, isto não! Se eu estou acesa, então os meus dias estão contados. Ninguém vai mais admirar a minha beleza.
O fósforo perguntou:
— Tu preferes passar a vida inteira, inerte e sozinha, Sem ter experimentado a vida?
— Mas queimar dói e consome as minhas forças, sussurrou a vela insegura e apavorada.
— É verdade, - respondeu o fósforo - Mas é este o segredo da nossa vocação. Nós somos chamados para ser luz! O que eu posso fazer é pouco. Se não te acender, eu perco o sentido da minha vida. Eu existo para acender o fogo. Tu és uma vela: tu existes para iluminar os outros, para aquecer. Tudo o que tu ofereceres através da dor, do sofrimento e Do seu empenho será transformado em luz. Tu não te acabarás consumindo-te pelos outros. Outros passarão o teu fogo adiante. Só quando tu te recusares, então morrerás!
Em seguida, a vela afinou o seu pavio e disse cheia de expectativa:
— Eu te peço, acende-me.
Com carinho
Catequistas da pré catequese
Vilma, Valentina e Franci



Quaresma


Quaresma é o período de penitência e preparação para a Páscoa.
É a lembrança dos 40 dias e 40 noites que Cristo passou no deserto e também dos 40 anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida.
O período da Quaresma corresponde aos quarenta dias anteriores à Semana Santa.
Quarta-feira de Cinzas

Domingo de Ramos

Semana Santa

Domingo de Páscoa

1ªDomingo depois da Lua Cheia
do Outono
Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos.

Quarta-feira de Cinzas
   O primeiro dia da quaresma chama-se Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em que se deposita um pouco de cinza na fronte dos cristãos. As cinzas com as quais o sacerdote nos unge à testa, significa penitência, tempo de luto, fragilidade humana. Essas ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos usados no Domingo de Ramos do ano que passou, que foram guardados e depois incinerados. (Os ramos passam pelo fogo purificador, assim como nós temos que – com o fogo purificador de Deus - acabar com o nosso egoísmo, orgulho...).
Devemos ver a Quaresma como um tempo especial de retiro espiritual, tempo de voltarmos a Deus,
reaquecer a nossa fé, mudarmos de vida, superar as atitudes que não combinam com um cristão.
As graças principais da Quaresma são: a conversão, a reconciliação e a partilha.
Viva com qualidade este tempo de caminhada!
   
 Símbolos da Quaresma
São vários os símbolos e atitudes que acompanham esse tempo. Os mais importantes são:
·                   A COR ROXA, AS CINZAS E A CRUZ  Lembram o caráter de penitência e conversão. O caráter sério da Quaresma se manifesta também no visual do espaço celebrativo, sóbrio e despojado.
·                   AUSÊNCIA DO GLORIA E CANTOS DE ALELUIA Neste período também se prepara a missa sem cantos que tragam a palavra "aleluia".
·                   AUSÊNCIA DO RITO DE LOUVOR Também é retirado das missas o canto de louvor (o Glória).
·                   O JEJUM O jejum e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos de penitência, mudança de vida e conversão interior. Nos leva a dar mais atenção à Palavra de Deus e à população empobrecida que se encontra em permanente jejum.
·                   A CAMPANHA DA FRATERNIDADE Assumindo cada ano uma situação da realidade social, nos ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus nas páscoas do povo; nos levando assim, a concretizar nosso esforço comunitário de conversão em gestos de solidariedade.


A fé cristã baseia-se na relação de confiança
e generosidade de Deus para conosco.
Deus nos criou gratuitamente e nos deu tudo o que temos,
inclusive o seu único Filho como Salvador.





 
DÍZIMO
     Dízimo - Fundamentação Bíblica
     Ser dizimista é obedecer o preceito bíblico, vivendo   o amor, sendo grato para com Deus e generoso  para com os irmãos.
     O dízimo não é invenção do homem e nem da Igreja,nasceu espontaneamente, como resposta do homem e da mulher à Bondade e à Misericórdia do Senhor Deus , pois é de origem bíblica , está na lei de Deus há muitos anos antes de Cristo. (Dt 12,6. 11-14. 26-32).
     É a décima parte que o cristão consciente deve devolver a Deus, devolver , pois o dízimo é devolução , e não contribuição e nem pagamento. (Êx 25,1 - 9; Lv 27, 28 - 32; Nm 15 , 1 - 4; 1 Sm 8, 15 - 17).
Devemos nos orientar com a passagem de São Paulo: “Cada um dê conforme decidir o seu coração, sem pena ou constrangimento, pois Deus ama a quem  dá com alegria” ( 2Cor 9,7).
              É ato de fé, é prova de amor, é um jeito concreto de viver a partilha. Dízimo é devolução: devolver um pouco a Deus do muito que Ele nos dá. Dízimo é também compromisso com a comunidade; é dar condições para que a comunidade possa evangelizar.
        Nasceu das primícias , quer dizer: aquilo que  era   separado dos  primeiros   frutos   para  ser  oferecido  a  Deus: o primeiro animal nascido ,  os  primeiros   frutos  da  colheita. (Nm 15,15-31;  18 , 28-29).
        É fruto do reconhecimento do homem pelas bênçãos e providências recebidas do Senhor. (Dt 8,11-20).
          É um desafio , uma promessa. (Ml 3,10).Jesus também referencia o dízimo. (Mt 23,23).
          Na nossa Igreja , o dízimo é o 5º mandamento e tem     as suas Dimensões.  (Êx 25,1-9; Tg 2,14-22; 5,1-6).     Ofertar a Deus é entrar em profunda comunhão com Ele, pois Ele é uma oferenda constante na vida de todos.  Ofereceu em primeiro lugar o dom da vida; depois, ofereceu  ervas, plantas,   frutos  e  animais   para   prover  todas as necessidades; deu os rios, os mares, as terras e os minérios; ofereceu as leis que conduzem à felicidade; e de Pai, tornou-se Filho de Adão, oferecendo-se como sacrifício para remissão de todos os pecados da humanidade. Ofereceu ainda, o Espírito Santo, que inspira e instrui para que se tenha sempre parte com o Deus altíssimo
Onde é empregado o Dízimo?
        O Dízimo deve manter mensalmente a paróquia nas três dimensões: Religiosa, Social e Missionária.
Religiosa: precisamos de padre... “Quem trabalha tem direito a receber pelo trabalho”. Não é justo o Padre não receber.
A paróquia tem de pagar conta de água, luz, telefone, gasolina, carro, casa paroquial, IPTU das Igrejas, funcionários, material de qualidade para a catequese: livros, revistas, fitas, CDs, televisão...
Malaquias 3,10 “tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo – diz o Senhor dos exércitos. Vocês verão então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura”.

       Algumas citações bíblicas sobre o Dízimo:
• O fundamento do dízimo e a essência da partilha.(Gên 1,12-13 e 24,3).
• Deve ser levado ao Templo.(Deut 12,11-14).
• Ao sacerdote devemos entregar nosso dízimo.(Heb 7,5).
• O dízimo deve ser utilizado para a manutenção do
Templo. (Ne 10, 33-40).
• Auxilia aos pobres, órfãos, viúvas, etc.
(Deut 26, 12-15; Mt 25, 31- 46).
• Sustento do sacerdote.(Lc 10,7; 1Cor 9, 13 - 14; 1Tim 5,17).
• Negar o dízimo, não enriquecerá ninguém.(Mt 6, 19-21; Mal 3, 8-9).
• As promessas e as bênçãos de Deus. (Mal 3, 8-12).
-A medida vem do coração. (II Cor 9, 6-8; Lc 21, 1-4).
Devolução a Deus - “Dai, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.       Mt 22,21
“ DÍZIMO EXPRESSÃO DE FÉ”

Senhor, dai-me:
Inteligência,
para entender os fundamentos do dízimo.
Coragem,
para vencer o egoísmo e doar do meu coração.
Compreensão,
para perceber o verdadeiro significado da
prática de contribuir.
Sabedoria,
para evitar o apego excessivo aos bens
materiais e individuais.
Discernimento,
para compreender o dever da gratidão que
tenho para com Deus.
Fé,
para acreditar que Deus ama a quem
dá com alegria.
Amém!
Frases para refletir com a família

                   Dizimo é a soma de gratidão com louvor a Deus
Dizimo – ato consciente, gesto de gratidão;
Dízimo – um privilegio do cristão consciente;
Cristão responsável – dizimista consciente;
O Dizimo é um reflexo da generosidade divina nos mananciais de Igreja;
Dizimo, fonte de evangelização;
Igreja sem dizimo é Igreja carente;
Cristão dizimista é cristão consciente!;
O Dizimo não é uma troca com Deus.É nossa resposta de gratidão;
O Dizimo é uma atitude de comunhão:
O Dizimo é a porção separada singelamente e ofertada ao
Divino Doador.
 


VOCÊ QUE TEM CRIANÇA EM CASA, INCENTIVE  PARA QUE ELA SEJA UM DIZIMISTA MIRIM. É EDUCANDO AS CRIANÇAS NA FÉ, QUE NO FUTURO TEREMOS HOMENS VERDADEIRAMENTE SANTOS!


Catequista: Vilma Ferrareze Rafagnin
Dois Vizinhos - 2010








ASSUNTOS DO 1º ENCONTRO DA PRÉ-CATEQUESE/2013

  1. ACOLHIDA E APRESENTAÇÃO DAS CATEQUISTAS
  2. MOMENTO DE REFLEXÃO (Lc 15,1-3.11-32)
  3. MÚSICA DO JÚLIO

4 .PAIS
·        ORIENTAÇÕES DE COMO SERÁ A PRÉ – CATEQUESE
·        MATERIAIS ( APOSTILA, BÍBLIA, CADERNO, TERÇO)
·        ORIENTAÇÕES PARA TRABALHAR O  TEMA FAMÍLIA
·        DIZIMO MIRIM
·        MISSA DOMINICAL

CATEQUISANDOS

  1. ORIENTAÇÕES DA CATEQUESE NA FAMÍLIA
  2. DIZIMO MIRIM
  3. DINÂMICAS DE ACOLHIDA
  4. MISSA DOMINICAL
  5. ...
  6. PRÉ CATEQUESE FAMILIAR
    2013
    “FAMÍLIA BERÇO DE OURO QUE EMBALA O MUNDO”
    PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
    DOIS VIZINHOS – PR
    PÁROCO: Pe. DEOCLESIO
     Diácono Irineu
    PRÉ CATEQUESE – 2013
    IDADE- 07  ANOS ATÉ abril/13
    PRÉ CATEQUESE É FAMILIAR – PAIS SÃO CATEQUISTAS
    OBJETIVO:
    -         POSSIBILITAR À CRIANÇA SENTIR-SE PARTE INTEGRANTE  E IMPORTANTE NA FAMÍLIA.
    -         Através de uma linguagem familiar, levar a criança a experimentar a bondade e o carinho do Deus Criador, que a ama e a acolhe com a ternura de um pai.
    TEMAS  A SEREM TRABALHADOS EM CASA  COM A FAMÍLIA
    1º - FAMÍLIA – 4 ENCONTROS
    2º - ESCOLA – 2 ENCONTROS
    3º - COMUNIDADE –  3 ENCONTROS
    4º - MEIO AMBIENTE – 2 ENCONTROS
    TOTAL- 11 ENCONTROS COM A FAMÍ LIA
    TRABALHOS COM OS PAIS PARA PREPARAR
    OS ENCONTROS
    1º ENCONTRO COM PAIS ( VILMA) FAMILIA
    2º ENCONTRO COM PAIS ( VALENTINA) ESCOLA
    3º ENCONTRO COM PAIS (FRANCIELI) COMUNIDADE
    4º ENCONTRO COM PAIS ( VILMA) MEIO AMBIENTE
    LEITURA ORANTE COM PAIS--------
    LEITURA ORANTE COM CATEQUISANDOS DIA-------------
    ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO DURANTE O DIA, NOITE MISSA COM BENção do santíssimo SEMPRE NO DIA 13 DE CADA MÊS.
    Início catequese dia 24 fevereiro
    Formação para os pais 7 de março/ 19:00hs
    PARTICIPAR DAS SANTAS MISSAS É UMA GRAÇA.APROVEITE E VIVA INTENSAMENTE ESSA GRAÇA EM NOSSA VIDA!
    MATERIAIS PARA A PRÉ CATEQUESE
    - CADERNO PARA ANOTAÇÕES
    -BÍBLIA – TRADUÇÃO DA CNBB
    - APOSTILA
    - 1 TERÇO
    "Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais. Por que o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham."


  7.