Páginas

“Pouco valor terá a catequese, mesmo substanciosa e segura, se não for transmitida com eficiência de expressão e apoio daqueles subsídios didáticos que hoje se apresentam sempre mais ricos e sugestivos”.
(João Paulo II)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cf 2012

Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública
“Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8)


Nesse ano de 2012, a Campanha da Fraternidade traz a tona o problema da saúde no Brasil. Durante os anos a CF teve sempre bom êxito na sua função de alarmar aspectos deficientes em nossas estruturas. Mas, algo mais precisa ser feito: sairmos do comodismo, arregaçarmos as mangas e colocar tudo isso em prática. E o nosso povo carente, sem voz e vez precisa de nós Catequistas e Catequisandos para estar à frente e lutar. Para isso precisamos estar por dentro da campanha.
O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10, 29-37). A mão do profissional da saúde segurando as mãos da pessoa afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, na sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo, olhos nos olhos, lembra o compromisso e a dedicação do profissional da saúde no processo de cura do paciente e, a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A colhida e o cuidado aliviam a dor, estabelece uma relação de confiança decisiva pra a cura e superação das barreiras sociais.
A Cruz que sustenta e ilumina o sentido do cartaz recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, e o sofrimento das pessoas sem assistência da saúde. Mas, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. E, mobiliza os gestores do sistema de Saúde Pública no empenho de possibilitar um atendimento digno e saúde para todos. E, que a saúde se difunda sobre a terra.
Cabe a nós da Catequese monitorar, acompanhar e ajudar nas nossas comunidades os doentes que estão ou não sendo bem atendidos pelo nosso sistema de saúde, e assim, tomar as devidas providências que o exemplo da Jesus Cristo nos faz tomar.
Encontramo-nos na oração!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

AÇÃO EVANGELIZADORA 2011 - 2015


Urgências na Ação Evangelizadora

 que são as Diretrizes?
As Diretrizes Gerais, nomeadas pela sigla “DGAE”, são feitas a cada quatro anos e norteiam todos os planos diocesanos de pastoral, ou seja, apontam os rumos da ação evangelizadora no Brasil. O planejamento pastoral começou há quase 50 anos em nosso país, com um Plano de Emergência, que nos anos seguintes tomou o nome de “Pastoral de Conjunto”, “Pastoral Orgânica”, e, por fim, “Diretrizes Gerais”. Todos esses nomes atenderam a uma só finalidade: planejar a ação da Igreja como um corpo unido, ligado à Santa Sé, porém voltado para a realidade própria do Brasil. Um testemunho de unidade, porém respeitando as diferentes situações das dioceses nesse imenso país. As diretrizes não são normas, não são estatutos para serem obedecidos, mas também não são meras sugestões. Elas entendem acolher, e colocar, em palavras, o sopro do Espírito Santo. Pretendem ser expressão da encarnação do Reino de Cristo, na nossa história atual. E, nessa medida, nos obrigam, sim, a conhecê-las a fundo e moldar a nossa ação evangelizadora diocesana no rumo por elas apontado.
Um plano de “urgências”
As novas Diretrizes não são exatamente uma novidade. Elas retomam as diretrizes anteriores, que já estavam ajustadas com o Documento de Aparecida. Mas desde a Conferência de Aparecida (2007) já passaram quatro anos, muito progresso foi feito, há também dificuldades que vão surgindo. Por isso é preciso aprofundar, fazer novas escolhas, repropor as mesmas prioridades com outros acentos. Nesse meio tempo aconteceu o Sínodo da Palavra de Deus e a Exortação do Papa Bento XVI, a Verbum Domini, repleta de novas inspirações. Há uma percepção de que a cultura atual, a sociedade, a nossa gente, os comportamentos, os relacionamentos, e a própria fé, passam por uma transformação tão rápida e profunda, que é urgente também uma nova maneira de evangelizar. Há um fato contraditório: uma parte do mundo foge da religião, há posturas fortes contra a Igreja, um vale-tudo moral escancarado. Por outro lado, há uma procura também forte pela religião, mas por uma religião de milagres e prodígios, sem amor a Deus e ao próximo, sem ligar para a salvação em Cristo, o que vale é a prosperidade, a saúde física e afetiva. Há religiões fechadas em si mesmas, de crença cega, pouco racionais. Nesse contexto, há muitos dos nossos cristãos que desanimam, ou trocam de religião por bobagem, por não estarem muito comprometidos. O urgente, na visão das Diretrizes, não é a gente se afastar do mundo, da sociedade, e de seus problemas, mas buscar uma base mais sólida da nossa fé, para evangelizar com novo entusiasmo e com clareza de propostas.
São cinco as “urgências na evangelização”, apontadas nas Diretrizes Gerais. Mas antes há um ponto de partida, sem o qual as propostas ficam sem nexo. Penso que todas as nossas lideranças, desde o padre, o diácono, os ministros, catequistas, as coordenações dos movimentos, as pastorais, vão estudar, juntos esse texto que nos coloca em sintonia com toda a Igreja. Mas faço aqui um resumo, não para substituir a leitura, mas para despertar o apetite dos Conselhos Paroquias de Evangelização, na busca de novos desafios.
Partir de Jesus Cristo
Em tempo de transformações radicais, faz-se necessário “voltar às fontes”. Assim, o ponto de partida para toda a evangelização é voltar a Jesus Cristo, recomeçar a partir dele. O que é que nele nos encanta? O que nos faz arder o coração? O que nos faz deixar tudo de lado para afirmar um amor incondicional a Ele? Como Ele se apresenta nos evangelhos? Há duas coisas que resumem o que há de mais decisivo em Jesus: estar voltado para os outros, para os discípulos, para os mais pobres, para os irmãos, e o oferecimento generoso de sua própria vida, que tem a sua expressão máxima na cruz. Em tempos de forte individualismo, de culto de si mesmo, de procura de satisfação pessoal, esse lado de Jesus desaparece por completo. Não há mais amor a Deus e ao próximo, perdão aos inimigos, nem comunhão de vida com os irmãos. As cinco urgências nos ajudam a voltar a Jesus Cristo com amor renovado.
1ª urgência – partir em missão – Quem se apaixona por Jesus Cristo deve igualmente transbordar Jesus Cristo, no testemunho e anúncio da sua mensagem. E isso é urgente por causa da grande desinformação e até deformação da sua imagem, e da sua proposta nos dias de hoje. E os primeiros interlocutores desta missão somos nós mesmos, na medida em que estamos também nesse turbilhão de transformações. É urgente, porque o mundo que se afasta de Cristo e do seu Reino, começa perigosamente a destruir-se: aí estão a violência, a corrupção, o desrespeito, ameaças à vida e à convivência. Cada comunidade deve se perguntar: quais os grupos humanos que mais precisam da boa nova do evangelho: os afastados da igreja? Os jovens? Os doentes? Os presos? Moradores de rua? Não basta constatar, é preciso ir ao encontro deles: visitas aos locais de trabalho, moradias de estudantes, periferias, assentamentos, prisões, hospitais, visitação permanente nas casas. O nosso projeto missionário diocesano está caminhando. Mas, e nas paróquias e comunidades, como viver em permanente missão?
2ª urgência – a iniciação cristã – Antigamente se tinha como pressuposto que as crianças aprendiam a religião na família. Não havia necessidade de preparação para o batismo. A catequese era breve e já estava feita a “iniciação”, quer dizer a preparação para o encontro com Cristo, para a vida toda. Hoje não é mais assim. A preparação imediata ao batismo e ao matrimônio acaba tendo pouco efeito. É preciso retomar a iniciação em todas as fases da vida, refazendo, fortalecendo e renovando o conhecimento e a convivência com Cristo em cada etapa. Daí a necessidade de uma catequese geral, básica para todos, e ainda uma formação mais especializada para aqueles que assumem o trabalho da evangelização. Uma catequese permanente. Voltar a Jesus Cristo, nesse caso, se faz com estudo, dedicação à Palavra de Deus, liturgia bem preparada e vivida como encontro vivo com Cristo. Criar ocasiões, lugares e horários diversificados em que a comunidade ofereça a formação a todos os grupos, com pessoas preparadas para isso. Como organizar essa catequese geral em cada comunidade?
3ª urgência – Bíblia na mão e no coração – A Exortação Verbum Domini, do papa Bento XVI não deixa dúvida de que só será possível voltar a Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, se tivermos intimidade com a Palavra de Deus escrita, a Bíblia. Bombardeados o tempo todo por questões que desafiam a fé, a ética e a esperança, precisamos estar familiarizados com a Palavra de Deus, para nos manter firmes, e converter os corações daqueles que nos questionam. Começa que nem todos têm a Bíblia, sobretudo os mais pobres. É possível nos movermos para oferecer a todos a Sagrada Escritura? E tendo a Bíblia, como utilizá-la? Aí é que entra a Paróquia como formadora de multiplicadores do conhecimento bíblico, nos grupos de reflexão permanentes. Os leigos que cursaram, ou estão cursando o nosso Curso de Teologia, estão pondo em prática os seus conhecimentos na comunidade? É possível fazer de cada comunidade uma escola de interpretação e conhecimento da Palavra? Nesse ponto, a preparação de bons leitores para a Liturgia, e também uma homilia bem preparada, têm sempre bom resultado.
4ª urgência – Comunidade de Comunidades – O Documento de Aparecida fala em “setorização das Paróquias” e “rede de comunidades”. Lembro-me de que esse ponto foi proposto em nossa Assembleia Diocesana, mas não sabíamos por onde começar. Agora vão-se aclarando caminhos. Sempre foi claro para nós que sem vida em comunidade não há como viver a proposta cristã. E de fato existem muitas formas de pequenas comunidades, dentro da grande comunidade que é a Igreja. Os movimentos, os grupos de reflexão e de oração, os grupos por faixa etária – jovens, idosos, casais e outros – formam pequenas comunidades de vida que realmente ligam e comprometem os que delas participam. Mas há uma grande parcela que vive na grande comunidade, sem vínculos fraternos fortes. Vêm à missa, cumprem corretamente os preceitos, e vão pra casa, sem criar laços mais profundos. O primeiro desafio é aproximá-los de uma experiência comunitária mais forte. O segundo desafio – é feio reconhecer! – é superar certos conflitos, competições, ciúmes, isolamentos, que ainda existem entre certos grupos, para formar uma verdadeira rede de comunidades muito unidas, apesar de suas peculiaridades. É possível articular uma pastoral de conjunto, bem planejada, que promova a partilha e a comunhão em todos os níveis?
5ª urgência – e é a última – Igreja a serviço da vida – É a última urgência das Diretrizes, não por ser menos importante, mas por ser decorrente de todas as outras. Ela é importante, como a colheita no final de todas as etapas do trabalho do agricultor. É a prova dos nove da fé. “O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus” já dizia o beato João Paulo II. Não vamos voltar a Jesus sem o compromisso forte com a dignidade da vida, desde a vida não nascida, passando pelas condições de vida dos excluídos e ignorados em sua dor, até o abandono dos idosos. A vida ceifada cedo pela droga, pela violência, a ignorância, a vida dos seres humanos tratados como objetos, na prostituição e na exploração do subemprego. O desprezo à vida é tão frequente que já achamos normal. E achamos que a nossa vida cristã está perfeita, quando recebemos a santa comunhão com devoção, e ponto. Nossa Diocese está dando um passo decisivo, na linha de uma ação social organizada, por meio da Cáritas, mas esse é só um aspecto. Deveremos chegar ao ponto de cada cristão ficar com a consciência ferida, se não praticou ao menos um gesto corajoso de amor a cada dia. Deus vai nos cobrar isso, e a história também. Que belo exemplo encontramos na beatificação de Irmã Dulce. Se individualmente não conseguimos ter a estatura dela, será que juntos, como Igreja, não podemos ao menos a imitar?
Meus irmãos, se conseguiram ler até aqui, vão perceber que este pequeno resumo está longe de mostrar todo o conteúdo e a riqueza do documento aprovado pela CNBB. Penso que será leitura obrigatória dos agentes da ação evangelizadora. E ler não é difícil, até porque se encontrará lá muito do que temos visto e ouvido nos encontros pastorais desde a Conferência de Aparecida. Mas saber não basta. Quando perguntaram a Jesus quem seria o “meu próximo”, ele contou a história do bom samaritano, e devolveu a pergunta: “Vocês agora sabem quem é?” Então façam o que o samaritano fez. (Lc 10, 30-37)

Dom João Bosco apresentou ao Conselho Regional de Pastoral – Sul 2 – as novas DGAE.

domingo, 4 de dezembro de 2011

catequese

SUGESTÃO PARA O 1º ENCONTRO-QUEM SOU EU?

Hoje é o nosso primeiro encontro, dia de nos conhecermos.
Cada um de nós tem sua própria história: como nasceu, como vive, onde estuda, do que gosta, o que quer ser, por que está aqui...
Cada um de nós tem um jeito só seu: de falar, de sorrir, de amar, de fazer tantas coisas...
Um jeito só seu e de mais ninguém.
Certamente você já se perguntou: por que existo?
Por que eu sou assim? Exatamente assim?
E como existo? O que tornou possível a minha existência?
Lógico que eu nasci de um pai e de uma mãe, e eles também nasceram de um pai e de uma mãe; e meus avós também tiveram pais e assim por diante...
Todo mundo tem pai e mãe ainda que não os conheça. Mas como começou tudo isso?
Alguém existia antes de tudo, alguém que não teve começo, que não foi criado, que sempre existiu e sempre existirá, alguém eterno, poderosíssimo, inteligentíssimo, perfeitíssimo e que criou todas as coisas: DEUS!
Deus criou tudo por amor. Ele quis que nós existíssemos!
Nos criou, de modo especial, à sua imagem e semelhança.
Por isso cada um de nós pode dizer:
- sou único no mundo;
- existo por vontade de Deus;
- sou exatamente quem Deus quis que eu fosse.
Por isso, Deus me conhece mais que todo mundo, muito, muito mais...
Conhece o meu nome, a minha vida, os meus sentimentos, pensamentos, alegrias, tristezas, minha força e fraqueza...
E por me conhecer tanto, Deus me ama mais do que qualquer pessoa.
Posso ter certeza:
Eu existo para conhecer esse Deus único que me conhece todo e me ama tanto, para que conhecendo-O eu possa amá-Lo de todo o meu coração!
A Bíblia nos diz:
"Nada temas porque Eu te resgato. Eu te chamo pelo nome, és meu.
Pois, Eu sou o Senhor Teu Deus. És precioso a meus olhos,
Eu te aprecio e te amo. Estejas tranquilo, pois estou contigo."
(Is 43, 1, 3-4)
Tempo de Meditar:
Catequista: Agradeçamos a Deus por estarmos aqui. Ele nos chamou e nós aceitamos o seu convite.
Todos: Senhor, eu estou aqui para Te conhecer e Te amar.
Catequista: Deus quer estar sempre conosco, por isso devemos descobrir sua presença em nossas vidas.
Leitor 1: "Assim como a seiva da planta,
Leitor 2: ... como o fermento na massa,
Leitor 3: ... como a vida que surge"
Todos: Queremos Te encontrar, Te amar e revelar a todos a Tua presença no meio de nós.
Catequista: Cada um de nós tem um nome que revela o seu jeito de ser. Vamos montar com cada pétala, uma flor bem bonita!
(imprima a flor abaixo duas vezes, recorte as pétalas de uma delas e entregue aos catequizandos para escreverem cada qual seus nomes, depois cole as pétalas na flor e coloque no mural)
 
Atividades:
1) Complete a pesquisa abaixo. Em seguida, compare com as de um colega. Depois apresente seu colega ao grupo:
- Nome:
- Idade:
- Time:
- Esporte:
- Lazer:
- Comida preferida:
- O que é amizade?
- O que penso do futuro?
- Minha família é assim:
- O que penso da vida?
- Sonhos para o futuro:
- Deus é...
2) Pesquise no Antigo Testamento algumas passagens que nos revelam como Deus nos chama pelo nome:
Gn 15, 1; 17,5; 32, 28-29
Ex 3, 4
1Sm 3, 4
Is 43, 1
3) Forme 2 grupos para discutir as seguintes afirmações:
Grupo a) O que eu sou é um presente de Deus para mim, o que eu me tornarei será meu presente para Deus.
Grupo b) Conhecer a Deus é a tarefa mais gratificante desta vida.
Ao final, cada grupo dirá com suas palavras o que discutiram.

PAIS rezando com filhos

ENSINANDO O SINAL DA CRUZ PARA AS CRIANÇAS

 O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.
Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos.
Que inimigos?
Todos aqueles que atentem contra a nossa pessoa, para nos causar tanto males físicos, quanto espirituais.
O Sinal da Cruz, feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos predispõe a bem rezar.

+ Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio;

+ Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos
e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos: que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão;

+ Dos nossos inimigos: esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios;
fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: como Jesus mandou os Apóstolos procederem.
(FONTE)


sábado, 3 de dezembro de 2011

pascoa

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO PARA AS CRIANÇAS

ORAÇÃO:  PAI NOSSO - AVE MARIA – LEITURA BÍBLICA ( Jo 20, 1-9)

 Muitas vezes nos colocamos diante de Jesus na Eucaristia, envolvido com nossos problemas e tribulações, não aproveitamos esses momentos preciosos diante de Deus Vivo.

Jesus está nos dizendo: “não é preciso, meu filho, saber muito para agradecer, basta amar-me fervorosamente. Fale-me de com sua maneira simples, assim como falarias com o mais intimo dos amigos...”

 JESUS: Tens algum pedido em favor de alguém?

CRIANÇAS: Quero Senhor pedir-lhe que me ensines a te amar.

Perseverança :Nas Bodas de Caná
O vinho não faltou
Também não deixe Senhor
Faltar o alimento em nossa Vida

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 JESUS E tu, não precisas de alguma graça?

CRIANÇAS: Jesus derrama sua benção sobre minha Família.

PERSEVERANÇA: O Senhor falou do Templo
Que o construiria em três dias
Nós queremos com Vós
Fazer parte desta Obra

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 JESUS: Andas preocupado com algum projeto?

CRIANÇAS: Senhor o meu projeto é crescer na vida como pessoa cristã, tendo uma vida voltada para TI.

PERSEVERANÇA: Jesus, um dia o Senhor falou
O tempo está próximo
Lembre-se de nós, pois queremos
Estar sempre próximo de TI

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

   JESUS: Por acaso, está triste ou mal-humorado?

CRIANÇAS: Algumas vezes minha família discute, aí eu fico muito, mas muito triste mesmo.

PERSEVERANÇA:O Senhor convidou Mateus
O cobrador de impostos pra te seguir
Minha família também esta fazendo o mesmo
Estão começando a seguir o Senhor

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.



JESUS: Não tem alguma alegria que possas partilhar Comigo?

CRIANÇAS: Ah!... Lógico que tenho: quando eu rezo e converso contigo, principalmente quando vou deitar, me dá uma paz tão grande no coração.

PERSEVERANÇA: Jesus ontem mesmo o Senhor estava Conosco na Ceia, continua Senhor
Pois queremos fazer parte
Desse alimento Eucarístico

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.


JESUS: Não queres prometer-me alguma coisa?

CRIANÇAS: Prometo Senhor de terminar a minha caminhada na catequese
.
PERSEVERANÇA: O Senhor ia todo Domingo à Jerusalém Celebrar a Páscoa, o Senhor até se perdeu lá Quando era criança, lembra? Eu também vou todo Domingo celebrar a tua Páscoa

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 JESUS: Filhinhos, espero que depois desta nossa conversa franca e amigável faça-se com que você sinta –se melhor?

CRIANÇAS: Senhor, estou começando a entender o que é Páscoa, mas estou me sentindo uma nova criança.

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 CRIANÇAS: Sabemos Senhor que hoje          
É um dia muito triste, mas por outro lado estamos alegres, pois sabemos ser o caminho de nossa Salvação.


JESUS: Vocês sabem, eu não parti. Estarei com vocês todos os dias de suas vidas!

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 JESUS: É muito bom saber que nunca estarei sozinho!

CRIANÇAS: Sabe Jesus!... O Senhor não partiu
Apenas foi em nossa frente
Preparar o caminho junto ao Pai

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 CRIANÇAS: Senhor, vós já dialogastes conosco bastante. Permita que nós digamos o que mais temos para dizer-lhe!

PERSEVERANÇA: Sabe Jesus, uma coisa é muito certa:

CRIANÇAS: As criancinhas, lembra?
O Senhor falou:
Deixai-as virem!
Nós estamos aqui!

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 CRIANÇAS: Deixa-me falar um pouquinho de nossa Mãe:

PERSEVERANÇA: Jesus, Maria não carregou a cruz de madeira, mas carrega uma dor,
Talvez ainda muito mais pesada
Que é ter presenciado o seu sofrimento.

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

JESUS: Já acabou a sua conversa eu ainda tenho tempo, ou melhor, todo tempo do mundo para você!

CRIANÇAS: Ah! Eu lembro de uma coisa:

PERSEVERANÇA: Lembra da vinha
Que o Senhor plantou
E mandou nós cuidarmos.
Ela vai dar muitos frutos

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 PERSEVERANÇA: Tem também o cego:

CRIANÇAS: Lembra dele Senhor,
Que Vós curastes.
Nos também queremos
Ficar curados: cura-nos, Senhor

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 CRIANÇAS: Tenho mais uma coisa a Lhe dizer:

PERSEVERANÇA:
É com muita tristeza que aqui estamos
Esperamos que o Senhor lembre-se de nós.

TODOS – Jesus Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 TODOS: Senhor temos uma coisa pra’ Lhe contar:

TODAS AS CRIANÇAS: Pai!...Nós já aprendemos  a rezar e viver do jeito que o Senhor ensinou!...

PAI NOSSO...

advento

QUAL O SIGNIFICADO DA COROA DO ADVENTO?


É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida…

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manisfestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histotico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.

Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.

NATAL

NATAL INFORMÁTICO


Dê um CLIQUE DUPLO neste NATAL!
ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.
SALVE-O em todos SEUS ARQUIVOS PESSOAIS.
SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.

Que Ele seja seu MODELO
para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a
À DIREITA e À ESQUERDA,
sem QUEBRAS na sua caminhada.

Que Jesus não seja apenas
um ÍCONE, um ACESSÓRIO,
uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,
mas o CABEÇALHO,
a LETRA CAPITULAR,
a BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar.

Que Ele seja a FONTE da graça
para sua ÁREA DE TRABALHO,
o PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso,
a CONFIGURAÇÃO de sua simpatia,
a NOVA JANELA para VISUALIZAR
o TAMANHO de seu amor,
o PAINEL DE CONTROLE,
para CANCELAR seus RECUOS
COMPARTILHAR seus RECURSOS e
ACESSAR o coração de suas amizades..

COPIE tudo que é bom
DELETE seus ERROS.
Não deixe à MARGEM ninguém,
ABRA as BORDAS de seu coração,
REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.

Antes de FECHAR,
Coloque JESUS nos seus FAVORITOS
e seu Natal será o ATALHO
de sua felicidade!
CLIQUE agora em OK
para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS!